UNEB vai outorgar título de ‘Doutor Honoris Causa’ a Waldir Pires

Francisco Waldir Pires de Souza é ex-governador da Bahia e exerce, atualmente, o mandato de vereador no município de Salvador.

Francisco Waldir Pires de Souza é ex-governador da Bahia e exerce, atualmente, o mandato de vereador no município de Salvador.

A UNEB vai outorgar o título de Doutor Honoris Causa ao ex-ministro e ex-governador da Bahia, Waldir Pires,na segunda-feira (17/10/2016), às 16h, em cerimônia no Teatro UNEB, no Campus I, em Salvador.

A solenidade, presidida pelo reitor José Bites de Carvalho, será prestigiada pelo grupo gestor da instituição, por diretores de Departamento e representantes comunidade acadêmica da universidade.

Autoridades, parlamentares, acadêmicos e lideranças comunitárias também foram convidados para a cerimônia.

Trajetória de conquistas

Francisco Waldir Pires de Souza, 89 anos, é dono de um longo currículo de conquistas acadêmicas e realizações administrativas e políticas nas esferas estadual e federal.

Bacharel em Direito pela Ufba, ele foi professor da Universidade Católica da Bahia; coordenador dos cursos de Direito e docente da UnB; professor da Faculdade de Direito da Universidade de Dijon (França) e do Instituto de Altos Estudos da América Latina, na Universidade de Paris (1966-1970).

Ex-ministro da Previdência Social (1985/1986); do Controle e Transparência – Chefe da Controladoria Geral da União (2003/2006) e da Defesa (2006/2007), ele foi também governador do Estado da Bahia (1986/87), consultor-geral da República (1963/1964) e secretário de Estado (1951/1953).

Em sua atuação como legislador, foi deputado estadual (1955/1958) e deputado federal em três mandatos (1959/1962), (1990/1993), (1999/2002). Atualmente, Waldir Pires é vereador da cidade de Salvador (2013/2016).

Sétimo título outorgado

Após 33 anos de institucionalização da UNEB, esta é a sétima vez que a instituição outorga o título de doutor honoris causa.

Honraria acadêmica mais importante da universidade, o título é concedido a personalidade que tenha se distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos.

O primeiro agraciado foi Thabo Mbeki, em 2000, então presidente da África do Sul. Em 2008, foi a vez de Abdias do Nascimento, dramaturgo e ativista político, receber o título. O terceiro homenageado foi o historiador e escritor baiano Luís Henrique Tavares, que recebeu o título em março de 2009. Naquele mesmo ano, no mês de setembro, a quarta honraria foi concedida à líder religiosa Mãe Stella de Oxóssi.

Em 2012, foram laureados Edivaldo Machado Boaventura, primeiro reitor da UNEB, e Roberto Santos, ex-governador da Bahia e ex-ministro da Saúde.

A Resolução 892/2012, do Conselho Universitário (Consu) da instituição, que concedeu o título a Roberto Santos, foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) em 26 de abril passado.

Agenda

O que: outorga do título de Doutor Honoris Causa a Waldir Pires

Quando: 17 de outubro, às 16h

Onde: no Teatro UNEB, no bairro do Cabula, em Salvador

Outras publicações

UNEB atende pedido do movimento estudantil e adia provas do Vestibular 2013 A Reitoria da UNEB, atendendo pedido do movimento estudantil secundarista da rede pública estadual e do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da univ...
UNEB matricula aprovados em terceira chamada, com entrada no segundo semestre, até sexta-feira A UNEB está convocando para matrícula os 102 candidatos aprovados, em terceira chamada, no Vestibular 2012, com entrada no segundo semestre letivo, no...
Convênio com SESAB assegura estágio para estudantes da UNEB na rede pública de saúde Os estudantes da área de saúde da UNEB vão realizar seus estágios curriculares nos centros de atendimento da rede estadual da Bahia. A novidade é fru...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br