Turismo religioso aquece economia baiana

Bom Jesus da Lapa.

Bom Jesus da Lapa.

O município de Bom Jesus da Lapa (902 quilômetros de Salvador) celebra Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, nesta quarta-feira (12/10/2016). Com forte tradição no turismo religioso, a cidade, que realiza em agosto a terceira maior romaria do país, a de Bom Jesus da Lapa, tem a rotina alterada com eventos católicos, que atraem visitantes de várias partes do País.

Aos moradores, juntam-se visitantes e romeiros que movimentam pousadas, hotéis, bares, restaurantes e o comércio em geral. São pessoas de Minas Gerais, São Paulo, Brasília, Goiás, Espírito Santo e de municípios baianos, como Salvador. De acordo com o reitor do Santuário de Bom Jesus da Lapa, padre Devaldo Menez, só na quarta-feira são esperadas cerca de 50 mil pessoas.

O Hotel La Grutta, a 100 m do Santuário, está com os 46 leitos reservados de 11 (terça-feira) a 17/12 (segunda-feira). Após o último final de semana lotado, o Palace Hotel está com quase a metade dos 21 leitos reservados. Outro segmento que aguarda boa movimentação é o de lembranças e artigos religiosos. Leonardo Farah, dono de uma loja de artigos de couro e artesanato em madeira e barro, espera que o movimento seja o triplo de uma semana normal. “As festas religiosas mexem com a cidade toda”, atesta.

A infraestrutura se volta para atender romeiros e visitantes, com aumento de funcionários nas áreas de limpeza, segurança, guias de turismo, além de dinamizar os espaços culturais.  Localizado no Oeste baiano e banhado pelo Rio São Francisco, o município, conhecido como “capital baiana da fé”, agrada a todos os visitantes.

Programação

O tríduo preparatório para o dia festivo segue até esta terça-feira (11). Na quarta-feira (12), o santuário abre as portas às 5h, e a primeira missa, ao ar livre, acontece às 6h30, seguida de celebrações às 8h30 e 11h.  À tarde, são realizadas as bênçãos. Às 18h, uma procissão sai do santuário pelas ruas da cidade. No retorno, ocorre a missa solene. Os festejos são encerrados com show de músicas católicas.

Datado do século XVII, o conjunto de grutas recebeu, recentemente, nova iluminação cênica, com a instalação de 150 projetores de alta potência, com baixo consumo de energia, na torre e na gruta, numa ação do Governo do Estado. A iluminação com lâmpadas de LED valoriza a beleza, protege o local da umidade e ajuda a conservar altares e esculturas.  Também foram instaladas câmeras de monitoramento na entrada da gruta.

Outras publicações

Bahia divulga atrativos turísticos no Uruguai Secretário do Turismo da Bahia, José Alves, durante evento no Uruguai. Agentes de viagens, operadores, jornalistas especializados, autoridades brasi...
Hotéis e pousadas de Cachoeira registram 100% de ocupação durante a Flica Turismo aquece a economia de Cachoeira durante a Flica 2016. Iniciada nesta quinta-feira (13/10/2016), a Festa Literária Internacional de Cachoeira ...
Prova de ciclismo aquece turismo na Costa do Descobrimento da Bahia Costa do Descobrimento, Porto Seguro, Igreja de Nossa Senhora da D'Ajuda no Arraial D'Ajuda. A partir deste sábado (15/10/2016), até o dia 22, as be...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br