TJBA: novas varas dos Juizados Especiais são instaladas em comarcas do interior

Equipe da comarca de Ipiaú, que ganhou a instalação da Vara do Sistema dos Juizados.

Equipe da comarca de Ipiaú, que ganhou a instalação da Vara do Sistema dos Juizados.

Mais duas varas do Sistema dos Juizados Especiais serão instaladas nesta quinta-feira (06/10/2016) pelo Tribunal de Justiça da Bahia. Na comarca de Bom Jesus da Lapa, no Oeste, a inauguração acontece às 10h. Já na comarca de Santa Maria da Vitória, a 617 quilômetros da capital, será às 14h.

As comarcas de Ipiaú e Brumado, no Sudoeste, também ganharam unidades, na quarta-feira (5). Os cidadãos do município Barra do Rocha, a 18 quilômetros de Ipiaú, também poderão desfrutar dos serviços do novo juizado, que fica localizado na rua Silva Jardim, nº 27, no centro da cidade.

Na Comarca de Brumado, a Vara do Juizado Especial está localizada na rua Doutor Mário Meira, nº 79, no centro. Segundo o supervisor da unidade, Fernando Henrique Coelho, quem desejar usufruir dos serviços é só se direcionar ao local e será orientado pelos servidores. “Julgamos demandas pequenas, de até 20 salários mínimos sem advogados e, com advogado, até 40 salários mínimos”, reforça Fernando, sobre as competências dos Juizados Especiais.

No próximo dia 10, o Tribunal de Justiça da Bahia instala mais três unidades dos Juizados, nas comarcas de Cícero Dantas, Riachão do Jacuípe e Ipirá. O coordenador dos Juizados Especiais, juiz Paulo Alberto Nunes Chenaud, está à frente de todo o trabalho.

A instalação das novas varas está prevista na Resolução 10/2016, do Tribunal Pleno. As comarcas já têm unidades dos juizados especiais em funcionamento, com quadro próprio de servidores e auxiliares da justiça, estrutura física e tecnológica adequadas, mas não possuem uma vara específica do Sistema dos Juizados Especiais.

Com a instalação, passam a ter competência para processar, julgar e executar os feitos de menor complexidade e os crimes de menor potencial ofensivo definidos na Lei nº 9.099/1995, que trata dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais.

Outras publicações

Desembargador Carlos Cintra e diretor do TRE-BA, Raimundo Vieira, falam sobre justiça eleitoral e da necessidade dos juízes se aproximarem da população Carlos Alberto Dultra Cintra: "Quando puderem expor, que exponham. Não evidentemente, para ter um juiz midiático. Mas, num clube de serviço, numa rád...
Desembargador Eserval Rocha e ministro Joaquim Barbosa instalam PJE no TJBA Jaques Wagner, Eserval Rocha e Joaquim Barbosa durante inauguração no TJBA. Representantes do Poder Judiciário e do Poder executivo durante inaug...
Presidente do Tribunal inaugura fórum de Serrinha Fórum Luis Viana Filho, Comarca de Serrinha. A presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, inaugur...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br