TJBA aprova Moção de Pesar pelo falecimento do desembargador aposentado José Bispo Santana

Desembargador aposentado José Bispo Santana recebe homenagem póstuma do TJBA.

Desembargador aposentado José Bispo Santana recebe homenagem póstuma do TJBA.

Na sessão plenária ordinária do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) realizada nesta sexta-feira (14/10/2016), por iniciativa do desembargador Baltazar Miranda Saraiva, o Tribunal aprovou Moção de Pesar em memória do desembargador aposentado do TJBA José Bispo Santana.

Aprovada por unanimidade, endossaram expressamente a Moção de Pesar o desembargador Eserval Rocha e, na sequência, discursaram em memória do pranteado, José Rotondano e Jefferson de Assis. As homenagens foram conclusas quando a desembargadora Sílvia Zarif apresentou, de forma oral, Moção de Pesar em memória de José Bispo Santana.

Homenagem póstuma 

No texto da Moção, o desembargador Baltazar Miranda Saraiva apresenta síntese da biografia do desembargador aposentado José Bispo Santana:

— Nascido em 26/12/1936, o insigne magistrado foi promovido a Desembargador deste TJBA em 03/03/2002, nele permanecendo até 20/12/2006, quando se aposentou voluntariamente. Seu falecimento deu-se no dia 08 deste mês, nesta capital, deixando imensas saudades aos seus amigos e familiares.

— Sua ausência deixa um imenso vazio naqueles que tiveram o privilégio de com ele conviver, pois o ilustre colega, enquanto cidadão, foi um exemplo de homem de fé e magistrado probo e competente.

O desembargador conclui a moção lembrando que:

—Sua morte enluta não somente seus familiares e amigos, mas a Bahia inteira, que lamenta a perda de um julgador honesto, digno e merecedor de todas as honras.

Comunicado

Cópias oficiais da Moção foram destinadas à família de José Bispo Santana, à Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB) e Associação dos Magistrados Aposentados do Estado da Bahia (AMAP).

Baixe

Moção de Pesar aprovada pelo TJBA em memória do desembargador aposentado José Bispo Santana

Outras publicações

Suspensa pelo TJBA liminar que impediu concurso público realizado pela Prefeitura de Feira de Santana Prefeito Tarcízio Pimenta consegue vitória no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia e concurso é validado. Os efeitos da liminar que impediu a cont...
Casos de violência contra a mulher terão médicos dos municípios como peritos, determina TJBA Médicos das redes municipais serão designados como peritos nos casos de elaboração de laudos técnicos em questões relacionadas à violência doméstica e...
Tribunal de Justiça da Bahia reconhece trabalho do magistrado Claudio Pantoja Sobrinho O juiz Claudio Santos Pantoja Sobrinho recebeu o prêmio do TJBA por estar em primeiro lugar em produtividade entre os juízes do interior, em terceiro...

Sobre o autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto Oliveira da Silva (Carlos Augusto) é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF). Atua como jornalista e cientista social. Telefone: (75)98242-8000 | E-mail: diretor@jornalgrandebahia.com.br.