TJBA aprova Moção de Pesar pelo falecimento do desembargador aposentado José Bispo Santana

Desembargador aposentado José Bispo Santana recebe homenagem póstuma do TJBA.

Desembargador aposentado José Bispo Santana recebe homenagem póstuma do TJBA.

Na sessão plenária ordinária do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) realizada nesta sexta-feira (14/10/2016), por iniciativa do desembargador Baltazar Miranda Saraiva, o Tribunal aprovou Moção de Pesar em memória do desembargador aposentado do TJBA José Bispo Santana.

Aprovada por unanimidade, endossaram expressamente a Moção de Pesar o desembargador Eserval Rocha e, na sequência, discursaram em memória do pranteado, José Rotondano e Jefferson de Assis. As homenagens foram conclusas quando a desembargadora Sílvia Zarif apresentou, de forma oral, Moção de Pesar em memória de José Bispo Santana.

Homenagem póstuma 

No texto da Moção, o desembargador Baltazar Miranda Saraiva apresenta síntese da biografia do desembargador aposentado José Bispo Santana:

— Nascido em 26/12/1936, o insigne magistrado foi promovido a Desembargador deste TJBA em 03/03/2002, nele permanecendo até 20/12/2006, quando se aposentou voluntariamente. Seu falecimento deu-se no dia 08 deste mês, nesta capital, deixando imensas saudades aos seus amigos e familiares.

— Sua ausência deixa um imenso vazio naqueles que tiveram o privilégio de com ele conviver, pois o ilustre colega, enquanto cidadão, foi um exemplo de homem de fé e magistrado probo e competente.

O desembargador conclui a moção lembrando que:

—Sua morte enluta não somente seus familiares e amigos, mas a Bahia inteira, que lamenta a perda de um julgador honesto, digno e merecedor de todas as honras.

Comunicado

Cópias oficiais da Moção foram destinadas à família de José Bispo Santana, à Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB) e Associação dos Magistrados Aposentados do Estado da Bahia (AMAP).

Baixe

Moção de Pesar aprovada pelo TJBA em memória do desembargador aposentado José Bispo Santana

Outras publicações

Deputado Targino Machado critica desativação pelo TJBA da Câmara Especial do Extremo Oeste e diz que problema são os salários de “marajá” pagos pelo Poder Deputado Targino Machado critica desativação da Câmara Especial do Extremo Oeste: "O Poder Legislativo da Bahia foi enganado". Sistema de Remuner...
AMAB defende melhor estrutura para elevar produtividade no Judiciário baiano Juiz Freddy Pitta Lima, presidente da AMAB. A Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB) defende a melhoria da estrutura e a redução da sobrecarga d...
“Toque de recolher” para jovens reduz estupro e crimes contra crianças e adolescentes”, afirma juiz José Brandão Netto Juiz José Brandão Netto responsável pelo "toque de recolher". Responsável por ter inaugurado, no interior da Bahia, decisão conhecida como "toque de...

Sobre o autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto Oliveira da Silva (Carlos Augusto) é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF). Atua como jornalista e cientista social. Telefone: (75)98242-8000 | E-mail: diretor@jornalgrandebahia.com.br.