Salvador: Semana Nacional de Ciência e Tecnologia atrai setor de gastronomia

Cartaz da 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Cartaz da 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Os organizadores da 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece desta quarta-feira a sábado (19 a 22/10/2016), em Salvador, esperam lotar as instalações do Senai/Cimatec, no bairro de Piatão, em Salvador. O maior evento de popularização científica e tecnológica do País vai discutir o tema ‘Ciência Alimentando o Brasil’, oferecendo ao público, gratuitamente, atrações gastronômicas, palestras, equipamentos do Maker Space e dos laboratórios de última geração, nos estandes de 40 expositores.

Inserida no setor de Exposição Tecnológica e na parte externa da Semana, a área gourmet vai reunir os mais variados produtos. O quitute mais tradicional do estado não ficará de fora. A empresa Acarajé da Bahia vai levar o típico bolinho de feijão-fradinho frito e o abará, que vende congelados para possibilitar degustação das iguarias baianas em qualquer lugar do Brasil. “O produto foi desenvolvido com o apoio de técnicos em alimentação e com base em diversos estudos, de forma que assegurassem a preservação das características originais”, explica o empresário Ubiratan Sales.

Responsável por arrebatar o paladar de pessoas por todo o mundo, o chocolate também vai ter lugar de destaque, durante o evento. Chocolate de Origem (Chor), Cacauati e AMMA vão expor um pouco do processo de industrialização realizado em fábricas das marcas instaladas no interior do estado, além do produto final. “Estar na Semana é muito representativo para a indústria do segmento”, enfatiza Marco Lessa, um dos proprietários da Chor.

A Exposição Tecnológica vai contar ainda com a linha de pratos congelados gourmet da Lebens e com itens desenvolvidos por alunos de cursos de Engenharia de Alimentos, como é o caso da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), que apresentará um sorvete à base de mandioca e a carne de jaca. Também serão mostradas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR) as tecnologias inovadoras desenvolvidas pela agricultura familiar, no território estadual. Na área externa do evento, diversos food trucks vão incrementar as opções gastronômicas dos visitantes.

SNCT 2016

Desde 2004, o evento é realizado, a nível nacional, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), e a Bahia sempre participou, por meio da atuação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti). Mesmo com a maior parte das atividades relacionadas à SNCT 2016 ficar concentrada em Salvador, diversas ações serão realizadas em municípios espalhados pelo território baiano.

Neste ano, o evento conta com o apoio da Braskem, Grupo Neoenergia (Coelba), Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás), Banco do Nordeste, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb); além das secretarias estaduais de Infraestrutura (Seinfra) e da Educação. Mais detalhes estão disponíveis no site da Secti.

Outras publicações

Capim Grosso: Governador Rui Costa entrega Central de Videomonitoramento, unidade de saúde, pavimentação e assina convênios do Bahia Produtiva Governador Rui Costa inaugura a Central de Vídeo Monitoramento na cidade de Capim Grosso. Governador Rui Costa inaugura Unidade de Saúde da Famíl...
Governador Rui Costa debate investimentos durante reúnião com presidente da Kimberly-Clark   Governador Rui Costa se reúne com presidente da Kimberly-Clark, Sérgio Cruz. Dirigentes da fabricante de produtos de higiene pessoal e dom...
Durante Salão do Chocolate de Paris, governador Rui Costa autoriza R$ 10 milhões para cultura do cacau Durante evento em Paris, governador Rui Costa autoriza investimento na cultura cacaueira. Em viagem à França para buscar novos investimentos para a ...

Sobre o autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto Oliveira da Silva (Carlos Augusto) é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF). Atua como jornalista e cientista social. Telefone: (75)98242-8000 | E-mail: diretor@jornalgrandebahia.com.br.