Prova de ciclismo aquece turismo na Costa do Descobrimento da Bahia

Costa do Descobrimento, Porto Seguro, Igreja de Nossa Senhora da D'Ajuda no Arraial D'Ajuda.

Costa do Descobrimento, Porto Seguro, Igreja de Nossa Senhora da D’Ajuda no Arraial D’Ajuda.

A partir deste sábado (15/10/2016), até o dia 22, as belezas da Zona Turística Costa do Descobrimento, no Extremo Sul da Bahia, servem de cenário para a VII edição da Brasil Ride 2016. Considerada a principal ultramaratona de mountain bike das Américas, a prova terá, durante sete dias de competição, mais de 500 quilômetros pedalados, passando por região litorânea e trecho de montanhas.

Participam da competição 500 ciclistas profissionais de 24 países e 23 estados brasileiros, além dos mil participantes que competem na Maratona XCM Brasil Ride, prova com percurso de 75 quilômetros, que faz parte da programação no último dia do evento. Entre os participantes estão ciclistas dos Estados Unidos, Alemanha, Costa Rica, Itália, Espanha, Suíça, França, dentre outros. Do Brasil vêm competidores de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Goiás, Pernambuco e de outros estados.

Com início e fim em Arraial D’Ajuda (Porto Seguro), a corrida passa também pelos municípios de Eunápolis, Itabela e Guaratinga (140 quilômetros de Porto Seguro). Pela primeira vez realizada no sul do Estado, a prova, que tem o apoio do Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Turismo do Estado/ Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa), acontecia, anteriormente, na Chapada Diamantina.

Incremento na economia – A competição impulsiona a cadeia produtiva do turismo local como hotéis, pousadas, bares, restaurantes e o comércio em geral, incrementando a economia baiana. A Secretaria de Turismo de Porto Seguro estima em 5 mil a ocupação de leitos durante o período da competição, englobando Porto Seguro e Arraial D’Ajuda.

No Hotel Mar Paraíso, em Arraial D’Ajuda, somente para o evento ciclístico, foram reservados 30 apartamentos dos 164 que o hotel possui. Com 11 apartamentos e com 70% de ocupação, a Pousada 4 Ventos, também em Arraial D’ajuda, reservou 4 apartamentos para os participantes da competição.

Para o proprietário do estabelecimento, a expectativa para o evento é bastante positiva. “Além de gerar uma mídia espontânea, eventos como esse mexem com a economia da região. São visitantes que estão nas pousadas e hotéis, nos bares e restaurantes. Muitos competidores trazem seus familiares, que não estão competindo, mas estão nas lojas de suvenires, nos restaurantes, enfim consumindo”, ressalta Evandro Alves, dono da pousada.

Outras publicações

Bahia – Eleições 2014: Geddel Vieira Lima recebe apoio político à pré-candidatura ao Senado da República Geddel Vieira Lima e lideranças de Quijingue. O apoio à pré-candidatura do presidente do PMDB da Bahia, Geddel Vieira Lima, ao Senado da Repúbica, t...
Bahia: Investimentos em capacitação profissional para o turismo devem chegar a R$ 17 milhões Os investimentos do Governo da Bahia em capacitação profissional e empresarial voltadas para o turismo devem chegar a R$ 17 milhões no fim deste ano....
O Brasil aproveitará o potencial da Copa? Não. Afirma Romário "Salvador foi a primeira cidade-sede a cancelar uma obra de mobilidade. A construção de um corredor de ônibus Bus Rapid Transport (BRT) foi riscada da...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br