Operação Criança Segura apreende cerca de 45% de brinquedos irregulares em Salvador

Operação Criança Segura apreende de brinquedos irregulares em Salvador.

Operação Criança Segura apreende de brinquedos irregulares em Salvador.

O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia, divulga o resultado da Operação Criança Segura, realizada de 26 a 30 de setembro de 2016, para fiscalização de produtos infantis. Neste ano, a quantidade de brinquedos irregulares apreendida foi aproximadamente 45% maior do que no ano passado: em 2016, foram 605 unidades contra as 428 em 2015. No total, foram fiscalizados 211 estabelecimentos na capital baiana. O objetivo da operação foi retirar do mercado os produtos considerados perigosos, visando evitar acidentes de consumo.

Entre os principais brinquedos apreendidos estão ioiô boll, que traz como risco o estrangulamento; cavalinho chinês, que funciona por meio de baterias tipo botão, de tamanho mínimo e que podem ser acessadas facilmente podendo causar intoxicação e queimaduras no organismo, além de patins e patinetes que não atendem a requisitos exigidos na certificação compulsória.

“É preciso atenção redobrada dos pais quando o assunto é segurança. Os brinquedos, para serem vendidos no mercado brasileiro, devem ter o selo do Inmetro, por ser um produto de certificação compulsória.O selo atesta que o produto passou por testes diversos, em laboratório, para análise de possíveis riscos de segurança às crianças e que é seguro”, destaca o diretor-geral do Ibametro, Luiz Freire.

O gestor frisa ainda que, mesmo assim, os brinquedos respondem por 16% dos acidentes registrados por consumidores no Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac), em 2015. “Em caso de brinquedos e outros produtos suspeitos, o consumidor deve denunciar para a Ouvidoria do Ibametro pelo telefone 0800 071 1888”, orienta Freire.

A operação percorreu estabelecimentos comerciais, como supermercados e lojas de rua e shopping da capital baiana. A ação integrou a programação da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do Inmetro (RBMLQ-I). Os estabelecimentos com produtos irregulares foram autuados e terão dez dias para apresentar a defesa, estando sujeitos a multa que pode chegar a R$1,5 milhão.

Os itens-alvo da Operação Criança Segura:  brinquedos diversos, bicicletas infantis, equipamentos utilizados para transporte de crianças tais como carrinhos de bebê e cadeirinhas de retenção utilizadas para a segurança em veículos, e ainda berços infantis. Todos esses produtos devem atender a requisitos da certificação compulsória, e portanto, ter o selo do Inmetro.

Ibametro móvel: Para alertar os pais sobre os riscos presentes nos produtos infantis, o Ibametro presta atendimento direto à população com o Ibametro móvel (a unidade itinerante do órgão), no estacionamento da Estação da Lapa, das 9h às 16h. Em parceria com o Corpo de Bombeiros serão realizadas oficinas com estudantes de escolas das redes municipal e estadual de ensino, nos dias 06 e 07, que vão alertar sobre riscos de acidentes e como realizar os primeiros socorros.

Seminário Criança Segura: No próximo dia 11, será realizado o evento, organizado conjuntamente por diversos órgãos públicos, com o objetivo discutir a questão dos acidentes de consumo entre as crianças na Bahia. O seminário acontecerá no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública da Bahia (Rua Pedro Lessa, nº 123, 1º Andar, Canela).

Outras publicações

PM fará Feira de Imóveis para servidores da Segurança Pública O Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL), realizou na manhã desta quarta-feira (25/08/2010), o primeiro encontro para discutir a realização da ...
Vida Melhor inaugura primeira Unidade de Inclusão Socioprodutiva em Salvador A primeira Unidade de Inclusão Socioprodutiva (UNIS) do programa 'Vida Melhor' será inaugurada nesta terça-feira (17/01/2012), às 11h, no Bairro da Pa...
Moradores do Subúrbio Ferroviário de Salvador ganham escritura de terreno Há 29 anos, dona Maria José Santos invadiu um terreno no bairro de Joanes, Subúrbio Ferroviário de Salvador. A área, que fica à beira da Baía de Todos...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br