IV Encontro Estadual de Cooperativas Baianas ocorre em Salvador

Cartaz anuncia 'IV Encontro Estadual de Cooperativas Baianas'.

Cartaz anuncia ‘IV Encontro Estadual de Cooperativas Baianas’.

Cooperativistas de todo o estado participarão no dia 10 e 11 de outubro de 2016 do IV Encontro Estadual de Cooperativas Baianas – Bahiacoop, que será realizado no Fiesta Convention Center, em Salvador. Cerca de 300 participantes estarão presentes durante os dois dias do evento, debatendo temas importantes para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do cooperativismo baiano.

O IV Bahiacoop é promovido pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, junto com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – Sescoop/BA, com patrocínio da Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB, e com o apoio da Agência de Fomento do Estado da Bahia – Desenbahia e da Confederação Alemã das Cooperativas – DGRV.

Comunicação, tema escolhido para o Bahiacoop em 2016, é um dos grandes desafios do cooperativismo brasileiro, de acordo com o que expressaram os presidentes e dirigentes de cooperativas de todo o estado, através de pesquisa feita pela OCEB. Roberto Rodrigues, ex-ministro da agricultura, coordenador do Centro de Agronegócios da FGV e Embaixador Especial da FAO (ONU) para as cooperativas, ex-presidente da ACI (Aliança Cooperativista Internacional) e da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), preferirá a conferência de abertura do Bahiacoop.

Márcio Port, Clóvis de Barros Filho e José Luiz Tejon completam o time de palestrantes. Cooperativas de alta performance em suas áreas de atuação também serão destaque no evento: Sicoob Coopere, a Cooperativa Educacional de Eunápolis –  Cooeduc, a Cooperativa Nacional de Transporte –  Coomap, a Unimed Itabuna e a Unimed Costa do Descobrimento.

Sucesso do cooperativismo

Hoje no Brasil, o cooperativismo tem crescido a cada ano e mostra saldos positivos do seu desenvolvimento. As exportações das cooperativas brasileiras saltaram de 1,6 bilhões de dólares em 2005, para 5,3 bilhões de dólares, em 2015. Já são mais de 12,7 milhões brasileiros participando de cerca de 6.500 cooperativas. Só de empregos formais as cooperativas geram quase 300 mil postos de trabalho nos 27 estados (Dados da Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB).

Na Bahia, as cooperativas são responsáveis por um volume de ativos superior a R$ 3,2 bilhões, e ocupam papel de relevo em setores estratégicos da economia estadual, como o agronegócio, o sistema financeiro, a saúde, o transporte e a área de serviços. Em 2015, contrariando o desempenho econômico brasileiro e baiano, as cooperativas cresceram cerca de 19% em relação ao ano anterior.

Outras publicações

Universitários fazem estágio vivência em propriedades rurais da Bahia O movimento Mecenas da Vida, uma ONG que traz o turismo como plataforma para promover a conservação ambiental e o desenvolvimento humano através da ne...
Caminhada ‘Raízes da Bahia’ celebra a cultura popular em Salvador Quadrila Asa Branca. As manifestações culturais mais tradicionais da Bahia vão colorir as ruas de Salvador na primeira edição da Caminhada Raízes da...
Conheça o perfil dos secretários escolhidos para compor governo Rui Costa Rui Costa, governador eleito, anuncia parte do secretariado. O governador eleito da Bahia, Rui Costa, anunciou na manhã desta terça- feira (16/12/20...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br