Grupo CAM mobiliza baianos em prol do Outubro Rosa

Cartaz anuncia campanha 2016 do 'Outubro Rosa'.

Cartaz anuncia campanha 2016 do ‘Outubro Rosa’.

O Grupo CAM, maior referência em saúde da mulher na Bahia, amplia ainda mais as suas parcerias em 2016 na luta contra o câncer de mama. Sua programação, que envolve atividades culturais, educativas e sociais, faz parte do movimento Outubro Rosa, que cresce a cada ano em todo o mundo. A abertura do Outubro Rosa Grupo CAM será marcada por um coquetel para convidados, hoje (03/10/2016), no Espaço Rosa Grupo CAM do Shopping Barra (L4).

Neste ano, cerca de mil lojas dos shoppings Salvador, Salvador Norte, Shopping da Bahia, Itaigara, Paseo, Bela Vista e Center Lapa, parceiros do Grupo CAM, também vão demonstrar em suas vitrines seu apoio à campanha. Da mesma forma, cerca de 150 boxes do Mercado do Rio Vermelho também aderiram ao movimento e vão ter uma sinalização em apoio à causa. No shopping Barra, haverá o Espaço Rosa Grupo CAM, onde as atividades ficarão concentradas num ambiente destinado especialmente ao evento.

“A cada ano agregamos mais parceiros, ampliando o número de ações e levando informação a uma quantidade maior de mulheres. A nossa programação envolve cultura e entretenimento, buscando acima de tudo levar informação sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.”, declara João Soares de Almeida, presidente do Grupo CAM. Durante todo o mês de outubro, o Grupo promoverá palestras com mastologistas, oncologistas e outros profissionais da sua equipe multidisciplinar, além de distribuir cartilhas informativas e bottons com o tema da campanha.

Alcance social

O caráter social do Outubro Rosa do Grupo CAM também estará presente na exposição Outubro Rosa por Patrícia Rosa. A mostra reunirá quadros e esculturas ligados ao tema câncer de mama, de artistas baianos e de outros estados, com a curadoria da artista plástica Patrícia Rosa, destinando parte da sua renda ao Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer – Naspec. Outra ação beneficente ocorrerá em parceria com alguns salões de beleza ligados aos shoppings parceiros, que oferecerão um corte de cabelo para mulheres que queiram doar seus fios ao projeto Fios de Esperança, que produz e fornece perucas para mulheres de baixa renda que enfrentam a quimioterapia.

A programação contará ainda com o desfile da grife Pimenta Beach, que criou uma linha especial de roupas de banho chamada Fênix, destinada a mulheres mastectomizadas. O desfile será estrelado por pacientes da Clínica de Oncologia – Clion, que enfrentaram o câncer e tiveram a mama parcialmente ou totalmente retirada. Quem assina o desfile são as produtoras Isabela Nascimento e Gina Reis, com apoio da marca Algaszarra, que fornecerá todos os acessórios às modelos, inclusive peças feitas especialmente para o evento. Outras ações que envolverão pessoas que enfrentam ou enfrentaram não só a doença, mas algum tipo de situação que tenha abalado o seu quadro emocional, serão as oficinas promovidas pela artesã Kika Florence. Também teremos palestras e oficinas da Euzaria, movimento que busca praticar o capitalismo consciente convertendo produtos em ações sociais.

Blitz da prevenção

Outra novidade na programação do Outubro Rosa deste ano serão as blitz realizadas numa academia em Lauro de Freitas e no pedágio do Litoral Norte. O Grupo CAM levará informação sobre o câncer de mama aos alunos e profissionais da academia Vilas Fitness. Em parceria com a Concessionária Litoral Norte (CLN) e a Rota 99, O Grupo CAM fará uma ação impactante de envelopamento completo da praça de pedágio. Além disso, os usuários receberão cartilhas informativas sobre a doença. A campanha vai atingir, durante todo o mês, cerca de 2 milhões de pessoas apenas com essa ação.

“O câncer de mama é uma doença que atinge um número muito grande de mulheres, causando danos irreparáveis não só fisicamente como emocionalmente, e ainda levando muitas delas a óbito. No entanto, quando descoberto em sua fase inicial, tem alto índice de cura. Por isso a necessidade da informação e dos exames regulares.”, ressalta Augusto Tufi Hassan, diretor e coordenador do serviço de mastologia do Grupo CAM. A comunicação visual da campanha também estará exposta em um dos restaurantes mais requintados da cidade, o Mignon. Os clientes terão acesso às cartilhas e bottons com a temática do Outubro Rosa.

Redes Sociais

Com o poder de mobilização que as redes sociais oferecem, o Grupo CAM também não poderia deixar de fora seus perfis no Instagram e Facebook. Além de disponibilizar um backdrop com acessórios cor de rosa para os usuários postarem fotos fazendo o símbolo do coração com a marca da campanha, será disponibilizado um aplicativo para que as pessoas possam colocar nos seus perfis um rodapé de apoio ao movimento.

Grupo CAM

O Grupo CAM possui o mais amplo e qualificado serviço de prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças da mama na Bahia. São 50 profissionais gabaritados envolvidos, dentre mastologistas, oncologistas, patologistas e radiologistas. Aliada à sua equipe médica de peso, a inovação tecnológica norteia a trajetória do Grupo. A CAM foi a primeira clínica do Norte/Nordeste a dispor de equipamento de mamografia, e uma das primeiras do país a oferecer punção de mama. O Grupo também trouxe para a Bahia a primeira estereotaxia digital, além da mamografia digital DR e a tomossíntese, de altíssima eficácia na detecção do câncer de mama. A CAM também é a única na Bahia – e uma das poucas no Brasil – a realizar procedimentos mamários guiados por Ressonância Magnética (mamotomia e localização de lesões por ROLL), além de possuir um centro de genética especializado em câncer e oferecer o serviço de oncoplástica.

Outubro Rosa

O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização, realizado por diversos entes no mês de outubro, dirigido à sociedade e às mulheres, em especial, focado na importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento começou a surgir em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque e, desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações, que hoje ocorrem em todo o mundo.

Câncer de Mama

O câncer de mama já é o segundo tipo de tumor mais frequente no mundo, só perde para o de pele. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a doença responde por 22% dos casos de câncer surgidos a cada ano no Brasil. É o câncer mais temido pelas mulheres devido à grande frequência e, sobretudo, pelos efeitos psicológicos, que afetam a percepção de sexualidade e a imagem pessoal. A recomendação padrão é que mulheres saudáveis realizem a mamografia anualmente , e exame clínico das mamas a partir dos 40 anos. Mulheres com risco maior (aquelas que têm parentes de 1º grau que tiveram câncer de mama antes dos 50 anos) devem começar o acompanhamento com o mastologista mais cedo, aos 35 anos. Vale ressaltar que as mulheres não devem se preocupar com as doses de radiação emitidas durante a mamografia, pois estas seguem normas rígidas de segurança, não causando nenhum dano, mesmo àquelas que a realizam anualmente.

Agenda

Coquetel de Abertura Outubro Rosa Grupo CAM 2016 – para convidados

Onde: Espaço Rosa Grupo CAM, Shopping Barra, L4

Quando: 3 de outubro de 2016, segunda-feira, 19h

Publicidade

Compartilhe e Comente

Facebook do JGB

Publicações relacionadas

+ Publicações >>>>>>>>>

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br