Feira de Santana: deputado José de Arimateia participa de ação social com PRB Mulher pelo Outubro Rosa

Deputado José de Arimateia e vereador Eliziário Ribeiro (Eli Ribeiro) promovem ação do Outubro Rosa, no centro de Feira de Santana.

Deputado José de Arimateia e vereador Eliziário Ribeiro (Eli Ribeiro) promovem ação do Outubro Rosa, no centro de Feira de Santana.

Durante a manhã desta segunda-feira (17/10/2016), o deputado estadual José de Arimateia (PRB) esteve nas ruas da cidade de Feira de Santana ao lado de militantes do PRB Mulher de Feira para uma ação social em atenção à Campanha Outubro Rosa.

Na ação, as militantes, vestidas de rosa, abordaram mulheres que passavam pelo comércio da cidade, oferecendo uma rosa cor-de-rosa e o laço símbolo da campanha. O intuito foi informá-las a respeito dos cuidados com a saúde feminina, sobretudo com o câncer de mama, reforçados anualmente no Outubro Rosa, e da disponibilização de mamografias para mulheres a partir de 50 anos nas unidades públicas de saúde de Feira de Santana.

Para José de Arimateia, que é vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a importância da campanha deve se estender muito além do mês de outubro. “O Outubro Rosa é de extrema importância, mas não podemos parar por aqui. O autoexame e a visita regular ao consultório médico deve ser uma prática cotidiana da mulher, pois a prevenção é sempre o melhor caminho”, opinou o parlamentar.

Junto com as militantes do PRB Mulher de Feira de Santana e o deputado Arimateia, esteve presente na ação social o vereador do município Eli Ribeiro (PRB). Ambos também vestiram, literalmente, a camisa da campanha, cor-de-rosa.

Câncer de mama

Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), este é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Apesar de raro, o câncer de mama também acomete homens, representando 1% do total de casos da doença. A estimativa do INCA é que hajam 57.960 novos casos em 2016. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade a incidência de câncer de mama cresce progressivamente, em especial após os 50 anos.

Outubro Rosa

A Campanha foi criada nos Estados Unidos, na década de 1990, com a intenção de incentivar a participação da população na prevenção do câncer de mama. A mobilização acontece sempre nos meses de outubro, em âmbito mundial, para compartilhar informações sobre a doença e gerar o rastreamento da enfermidade e redução da doença.

Outras publicações

Mês de março violento em Feira, registra em média um assassinato por dia Homem entre a faixa etária de 30 a 40 anos é encontrado, ontem (31/04/2010), morto no bairro Geoge Américo, na rua K, em frente à casa de número 21. A...
AGERBA fiscaliza transporte clandestino em Feira de Santana Fiscalização da Agerba objetiva segurança do cidadão usuário de transporte. Prática do transporte clandestino de passageiros, que põe em risco a vida...
Feira de Santana: Escola Mãe dos Humildes faz homenagem a profissionais em desfile cívico A programação vai ser iniciada com apresentações artísticas e esportivas. Jornalistas, professores, membros da Academia de Educação de Feira de Sant...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br