Estudantes de Governador Mangabeira elaboram Carta Aberta como parte das atividades do projeto Parceria Votorantim pela Educação

Instituto Votorantim promoveu mais uma atividade com os estudantes das escolas municipais de Governador Mangabeira.

Instituto Votorantim promoveu mais uma atividade com os estudantes das escolas municipais de Governador Mangabeira.

O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), iniciativa da Votorantim Energia, administradora da Usina Hidrelétrica Pedra do Cavalo – por meio do Instituto Votorantim, promoveu mais uma atividade com os estudantes das escolas municipais de Governador Mangabeira, facilitando a elaboração de uma Carta Aberta, onde eles descreveram o que esperam do ambiente escolar. A ação é resultado de uma Consulta Lúdica com o tema “A Escola que Podemos Construir Juntos”, na qual também foram desenvolvidas brincadeiras, exercícios de reflexão e a produção de seis bandeiras que expressam a opinião dos jovens.

Os conceitos aplicados às bandeiras foram a inspiração para a criação da carta, onde os alunos foram estimulados a criar frases sobre o tema ‘Qual escola queremos’. “Colocamos os estudantes como porta-vozes das necessidades de uma escola melhor, afinal, eles podem e devem ter o direito de ser ouvidos e terem suas ideias consideradas”, conta a consultora técnica Renata Caiuby.

Valores como amor, respeito – pelos educadores e pelos mais velhos, consideração, fé e união de todos em busca de uma educação de qualidade foram questões apontadas pelos alunos. Eles relataram ainda o desejo de haver mais áreas verdes nas escolas, a necessidade de serem ouvidos por diretores e coordenadores para expor as suas ideias de melhorias e vê-las colocadas em prática.

Em um trecho do documento, se utilizam das quatro operações da Matemática para sugerir, de forma simples e com exatidão, a prática de atitudes que podem encurtar o caminho para uma escola melhor: “Multiplicar a educação, somar qualidades, dividir aprendizado e diminuir os defeitos”.

No próximo passo, os alunos que participaram da Consulta Lúdica farão a entrega da carta aos órgãos públicos envolvidos com o projeto, como a Secretaria de Educação, a Câmara Municipal e a Prefeitura, além das escolas do município e dos veículos de imprensa regionais. A entrega da Carta Aberta será no dia 19 de outubro, às 14:30h, no Clube Cultural Esportivo Antonio Ferreira de Souza, localizado na Rua José Moraes, s/n, Centro, Governador Mangabeira.

Desenvolvimento – Durante o ano, no PVE, foram praticadas diversas ações em busca da mobilização social das comunidades e do apoio à qualificação das práticas de gestão educacional no município.

As atividades tiveram início em abril, onde buscou-se crianças, jovens e adolescentes engajados em concretizar mudanças e trabalhar na melhoria contínua da educação, almejando a construção da escola e municípios ideais.

Na segunda etapa, foram realizadas oficinas para a equipe escolar e mobilizadores da sociedade com o intuito de enaltecer o valor da participação e do protagonismo de crianças e de jovens na educação no município, auxiliando em seus questionamentos e na construção conjunta de uma “escola dos sonhos”. As ideias de melhorias propostas feitas pelo grupo deram origem às bandeiras.

Houve ainda, em agosto, a aplicação do Indique, pesquisa na qual participaram pais de alunos, professores e funcionários de todas as escolas do município. Nela, eles avaliaram o ensino municipal em sete dimensões e, a partir do resultado, está sendo criado um plano de ações que será aplicado para contribuir com a melhoria da qualidade do ensino.

Em outubro, um mês antes do encerramento das atividades do PVE, acontecem as inscrições para o Desafio Criativos da Escola, que premia projetos protagonizados por crianças e jovens de todo o país que, apoiados por seus educadores, estão transformando as escolas, os alunos e suas comunidades. Serão premiados os 10 projetos de todo o Brasil que mais se destacarem nos seguintes critérios: protagonismo, impacto social, empatia e trabalho em equipe.

Outras publicações

Jovens fazem protesto na Bahia e em outros 10 estados reivindicando melhoria da educação Jovens realizaram manifestação em 11 estados brasileiros na tarde de ontem (28/11/2012) para protestar contra os problemas na educação do país. A ação...
Olimpíada de Língua Portuguesa com inscrições até o dia 25 de maio de 2012 Olimpíada de Língua Portuguesa está com inscrições abertas. Secretarias de educação de estados, municípios e Distrito Federal e escolas públicas da ...
FAPESB divulga relatório parcial do convênio Pró-Saúde e Meio Ambiente Em seminário que acontece nesta quarta-feira (06/04/2011), às 14h, em sua sede (Rua Aristides Novis, 203, Colina de São Lázaro, Federação), a Fundação...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br