Eleições 2016: SSP contabiliza 67 presos e 264 ocorrências nas eleições 2016

Trinta e um mil policiais atuaram nas áreas das 205 zonas eleitorais da Bahia e também no Centro de Operações e Inteligência da SSP.

Trinta e um mil policiais atuaram nas áreas das 205 zonas eleitorais da Bahia e também no Centro de Operações e Inteligência da SSP.

A polícia encaminhou para as delegacias territoriais 67 pessoas por práticas de crimes eleitorais na Bahia durante o pleito municipal ocorrido no domingo (02/10/2016). Em Salvador não foi registrada prisão, mas na Região Metropolitana uma pessoa foi detida. A grande maioria dos flagrantes aconteceu no interior.

No total foram 264 ocorrências de crimes eleitorais, destacando-se 139 casos de ‘boca de urna’, 41 de transporte irregular de eleitores, 30 de impedimento ao direito de voto, 11 de concentração para atrapalhar o pleito, dez de compra de voto, cinco de desrespeito à Lei Seca, dois de violação do sigilo da urna, dentre outros delitos.

Os integrantes das forças estaduais de segurança apreenderam também 14 armas (11 de fogo e três brancas). “Estamos hoje comemorando o que deu certo e já debatendo o que pode ser aperfeiçoado para as próximas eleições”, declarou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, ressaltando o empenho dos integrantes das polícias Militar, Civil e Técnica e do Corpo de Bombeiros e das instituições federais e municipais, parceiras da SSP.

Pouco mais de 31 mil policiais trabalharam para garantir o livre direito de escolha eleitoral dos baianos. Dentre as atribuições estavam a escolta e guarda das urnas, patrulhamento nos locais de votação e apuração e o combate a delitos eleitorais. Houve reforço em 90 cidades com histórico de crimes eleitorais e em localidades que registraram ocorrências policiais às vésperas da disputa.

O Centro de Operações e Inteligência da SSP, localizado no CAB, monitorou 205 zonas eleitorais espalhadas em todos os 417 municípios baianos. Unidades móveis (caminhões) do Centro Integrado de Comando e Controle Regional foram colocadas em pontos estratégicos do estado, transmitindo imagens do pleito.

Também no Centro de Operações, representantes de instituições da segurança e defesa civil federais, estaduais e municipais estiveram reunidos no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), observando a execução do planejamento das ações operacionais. Equipes especializadas de pronta resposta ficaram à disposição para o caso de ocorrências que colocassem em risco o bem-estar dos eleitores.

Outras publicações

Deputado Nelson Pelegrino cobra coerência da oposição O mesmo PSDB que se arvora a fazer críticas, ao invés de investir no futuro dos trabalhadores, quer abocanhar o Fundo de Previdência de Minas Gerais”...
Eleições 2016 – Feira de Santana: durante caminhada no Sítio Novo, prefeito José Ronaldo promete continuidade dos investimentos Prefeito José Ronaldo ao lado de jovens moradores do Bairro Sítio Novo. "Feira de Santana do desenvolvimento, do trabalho, de investimentos na sede ...
Governador Rui Costa firma parceria com ANTT para uso de fibra ótica das BRs 324 e 116 Governador Rui Costa firma parceria com ANTT. Um compromisso do governador Rui Costa é levar fibra ótica a todas as regiões da Bahia. A maneira mais...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br