Eleições 2016: oito deputados vencem as eleições municipais neste domingo

Deputado federal Bruno Covas (PSDB/SP) é eleito vice-prefeito do município de São Paulo.

Deputado federal Bruno Covas (PSDB/SP) é eleito vice-prefeito do município de São Paulo.

Deputados federais foram eleitos neste domingo (02/10/2016) para comandar oito municípios, todos no interior. Em duas capitais, São Paulo e João Pessoa, os vices eleitos são parlamentares. Já outras 14 localidades, entre elas quatro capitais, terão deputados no segundo turno.

Os números são inferiores aos da eleição municipal anterior (2012), quando 15 deputados foram eleitos no primeiro turno e 18 disputaram o segundo turno.

Capitais

Em São Paulo, Bruno Covas (PSDB-SP) foi eleito vice na chapa de João Dória (PSDB), que venceu o pleito já no primeiro turno. Em João Pessoa, Manoel Júnior (PMDB-PB) também saiu vitorioso como vice do prefeito reeleito Luciano Cartaxo (PSD).

No Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, os maiores colégios eleitorais do País depois da capital paulista, parlamentares não conseguiram chegar ao segundo turno. Na capital fluminense, eram quatro deputados que concorriam a prefeito; na capital mineira, foram cinco.

No segundo turno, deputados seguem na disputa em quatro capitais: Cícero Almeida (PMDB-AL), em Maceió; Edmilson Rodrigues (Psol-PA), em Belém; Nelson Marchezan Junior (PSDB-RS), em Porto Alegre; e Valadares Filho (PSB-SE), em Aracaju.

Mandatos

Os parlamentares eleitos no primeiro turno e os que saírem vitoriosos no segundo turno deverão renunciar ao mandato de deputado federal, para serem diplomados e tomarem posse no dia 1º de janeiro de 2017, para um mandato que vai até 31 de dezembro de 2020.

Ao todo, 71 deputados federais disputaram a eleição para prefeito neste domingo. Outros 10 foram candidatos a vice-prefeito.

Outras publicações

Eleições 2016 – Luís Eduardo Magalhães: PRB confirma Fábio Lauck como pré-candidato a prefeito PRB confirma Fábio Lauck como pré-candidato a prefeito. O empresário Fábio Lauck está confirmado como pré-candidato a prefeito de Luís Eduardo Magal...
Iphan completa 80 anos com grande patrimônio e poucos recursos Iphan concedeu à Festa do Senhor do Bonfim, em Salvador, título de Patrimônio Cultural do Brasil. “Se o Brasil tem uma cara, essa cara foi dada pelo...
Revitalização do São Francisco precisa de R$ 30 bilhões, diz comitê Rio São Francisco. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) aprovou hoje (15/09/2016) o novo Plano de Recursos Hídricos da Bacia ...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br