Eleições 2016 – Bahia: em 12 municípios, candidatos a prefeito mais votados aguardam decisão da justiça

Em 12 municípios da Bahia, candidatos a prefeito mais votados aguardam decisão da justiça.

Em 12 municípios da Bahia, candidatos a prefeito mais votados aguardam decisão da justiça.

Levantamento feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que, em todo o país, 145 dos candidatos a prefeito mais votados no pleito municipal estão com a posse indefinida. Como tiveram indeferido o registro da candidatura, eles concorreram ao cargo graças a recursos apresentados à Justiça Eleitoral. Destes, já chegaram ao TSE recursos provenientes de Itatinga e Quatá, em São Paulo, Aiuaba, no Ceará, Dom Pedro, no Maranhão, e Calçoene, no Amapá.

Conforme prevê a legislação eleitoral, os candidatos com registro indeferido que entraram com recurso puderam realizar todos os atos de campanha e tiveram o nome e número nas urnas eletrônicas na circunscrição onde concorreram. Porém, os votos só serão computados se a Justiça Eleitoral deferir o registro da candidatura. Nenhum dos municípios onde ocorreram tais casos tem mais de 200 mil eleitores e, portanto, não há segundo turno.

De acordo com TSE, os estados de São Paulo e Minas Gerais têm o maior número de candidatos mais votados a prefeito com registro indeferido, cada um com 24. Em seguida, vêm o Paraná, com 17 candidatos nessa situação, a Bahia, com 12, e o Rio de Janeiro, com 10.

Ao fazer o balanço do primeiro turno, realizado no último domingo (2), o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, disse que a prioridade do tribunal é para os casos de indeferimento de registro para o cargo de prefeito.

Relação de municípios baianos em que o candidato a prefeito concorreu ao pleito, com a candidatura indeferida com recurso:

Camamu, Iona Queiroz Nascimento (PT)

Correntina, Nilson José Rodrigues (PCdoB)

Iramaia, Antonio Carlos Silva Bastos (DEM)

Iraquara, Edimario Guilherme de Novais (PSD)

Itabuna, Fernando Gomes Oliveira (DEM)

Jeremoabo, Anabel de Sá Lima Carvalho (PSD)

Lençóis, Marcos Airton Alves de Araujo (PRB)

Rio de Contas, Cristiano Cardoso de Azevedo (DEM)

Santa Cruz da Vitória, Carlos André De Brito Coelho (PTC)

Sapeaçu, George Vieira Gois (PPS)

Sítio do Mato, Alfredo De Oliveira Magalhães Junior (PDT)

Uruçuca, Moacyr Batista De Souza Leite Junior (PP)

Baixe

Eleições 2016 – Ralação dos municípios onde o mais votado para prefeito encontra-se com pendência na justiça

Publicidade

Compartilhe e Comente

Facebook do JGB

Publicações relacionadas

+ Publicações >>>>>>>>>

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br