Coluna de Antônio José Larangeira de 10 de outubro de 2016

O artista baiano Emanoel de Araújo,  que é o atual diretor do Museu AfroBrasil, em São Paulo,  foi o primeiro curador do museu feirense MRA.

O artista baiano Emanoel de Araújo, que é o atual diretor do Museu AfroBrasil, em São Paulo, foi o primeiro curador do museu feirense MRA.

O provedor da Santa Casa da Bahia, Roberto de Sá Menezes em São Paulo, para participar da cerimônia de entrega do IV Prêmio Excelência da Saúde.

O provedor da Santa Casa da Bahia, Roberto de Sá Menezes em São Paulo, para participar da cerimônia de entrega do IV Prêmio Excelência da Saúde.

 Alfreda e o coronel Adelmário Xavier, socialmente.

Alfreda e o coronel Adelmário Xavier, socialmente.

Proibida vaquejada

O Supremo Tribunal Federal julgou inconstitucional a lei cearense 15.299/2013, que regulamentava os espetáculos de vaquejada no estado. Com o entendimento da Corte Máxima do país, a vaquejada passa a ser considerada uma prática ilegal, relacionada a maus-tratos a animais e, portanto, proibida. A ação foi movida pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e questionava, especificamente, a legislação cearense. Contudo, a decisão do STF poderá ser aplicada nos demais estados e no Distrito Federal. Com isto, seríssimos prejuízos terão o empresariado baiano, que investem alto neste tipo de evento que é uma antiga tradição da Bahia. Sou contra a decisão do Supremo, pois fere a história e a tradição nordestina.

Vereadores

A classe dos vereadores não vai muito bem perante a população. É que recentemente, depois de eleitos, dois foram presos, sendo um como traficante de drogas e que responde por homicídios em Catolé na Paraiba e outro por pratica de roubo de fios no município de Presidente Janio Quadros, no sudoeste da Bahia. O negócio está sério…

Santa Izabel, premiado

O provedor da Santa Casa da Bahia, Roberto de Sá Menezes, avionou à São Paulo, para participar da cerimônia de entrega do IV Prêmio Excelência da Saúde. O Hospital Santa Izabel, referência em saúde no estado da Bahia, acaba de ser contemplado na premiação, na categoria Gente e Gestão. A condecoração é promovida pela revista Healthcare Management e reconhece anualmente as instituições de saúde que mais se destacaram no setor. A entrega do prêmio aconteceu durante o III Fórum Healthcare Business, no Sofitel Jequitimar, em Guarujá, sábado último.

MRA ON LINE

O Museu Regional de Arte (MRA) da Universidade Estadual de Feira de Santana, está com novo site na internet. A proposta busca inserir o MRA no universo virtual e disponibilizar informações históricas sobre a instituição e o seu acervo. O ambiente virtual possibilita mostras dos importantes acervos artísticos, com destaque para as coleções modernistas brasileira e inglesa, instalações físicas e dinâmicas educativas e patrimoniais. A identidade visual do site foi inspirada na emblemática xilogravura colorida do artista baiano Emanoel de Araújo, feita em 1967, para marcar a inauguração da instituição que, naquele momento, tinha o nome de Museu Regional de Feira de Santana. O artista plástico, que é o atual diretor do Museu AfroBrasil, em São Paulo, foi o primeiro curador do museu feirense e o presenteou com a obra que traz a representação de um boi sobre o sol escaldante do sertão, numa composição em que é evidente a influência modernista de valorização da cultura local.

Outras publicações

Coluna de Antônio José Larangeira de 23 de setembro de 2016 O governador Rui Costa esteve em Feira de Santana e para gravar programa eleitoral do candidato a prefeito pelo PT deputado estadual Zé Neto. Cin...
Coluna de Antônio José Larangeira de 15 de setembro de 2015 O deputado federal Fernando Torres pretende doar área à Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, para campus em Feira de Santana. O publicitár...
Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 23 de novembro de 2010 Colbert levou projetos ao México  Com a finalidade de apresentar  dois projetos de lei em tramitação na Câmara dos Deputados, durante a 7ª Assembléia...

Sobre o autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.