Coluna de Antônio José Larangeira de 04 de outubro de 2016

José Ronaldo de Carvalho (DEM) foi reeleito no domingo, em primeiro turno, como prefeito de Feira de Santana. Na vice Colbert Martins (PMDB).

José Ronaldo de Carvalho (DEM) foi reeleito no domingo, em primeiro turno, como prefeito de Feira de Santana. Na vice Colbert Martins (PMDB).

A feirense Gracinha Mendonça é a nova prefeita de Ipiau.

A feirense Gracinha Mendonça é a nova prefeita de Ipiau.

Paulo Falcão é outro filho de Feira de Santana que se elegeu prefeito, mas de Amelia Rodrigues.

Paulo Falcão é outro filho de Feira de Santana que se elegeu prefeito, mas de Amelia Rodrigues.

Ronaldo venceu com 71 %

O prefeito José Ronaldo de Carvalho (DEM) foi reeleito no domingo,(02/10/2016), em primeiro turno, como prefeito de Feira de Santana, obtendo 212.408 votos, o que equivale a 71,12% do total de votos válidos, ladeado pelo seu vice Colbert Maritins(PMDB). O candidato Zé Neto (PT) ficou em segundo lugar. Ele teve 46.912 votos, o que corresponde a 15,71 dos votos válidos. Feira de Santana possue uma população de 622.639 pessoas e 397.600 eleitores. Tem 61 anos e já foi eleito prefeito de Feira de Santana por três vezes (2000, 2004 e 2012). Em 1986, foi eleito deputado estadual e  reeleito por mais duas vezes, assumindo o cargo de líder da oposição e, posteriormente, líder do governo estadual. Em 1998, se elegeu deputado federal. Dois anos depois, venceu a primeira eleição para prefeito de Feira de Santana, sendo reeleito em 2004. José Ronaldo é graduado em Administração de Empresas pela UEFS.

Os vereadores

Dos 21 candidatos eleitos que vão formar  a nova Câmara de Vereadores de Feira de Santana a partir de janeiro vindouro, apenas sete deles vão exercer o mandato pela primeira vez, o que representa menos de 40 por cento de renovação da Câmara. Os demais foram reeleitos ou já exerceram mandatos de vereador naquela Casa e quase  todos já haviam sido candidatos outras vezes. Dos novos edis que tomarão posse, a maioria é de qualidade politica parca. Foram reeleitos: Eremita Mota, Geruza Sampaio, Antônio Carneiro, Justiniano França, Isaias de Diogo, Marcos Lima, Ely Ribeiro, Edvaldo Lima, Ronny, José Carneiro, Alberto Nery.

Em Ipiaú

 Maria das Graças Aragão Mendonça, feirense (PP) foi eleita prefeita de Ipiau, com uma vitória ampla. Ela é esposa do empresário, pecuarista e politico Jose Andrade Mendonça, que durante muitos anos residiram em Feira de Santana.

Os que não foram

 Mais de uma dezena de vereadores não obtiveram sucesso no ultimo eleitoral em Feira de Santana para retornar à Casa da Cidadania. Mais precisamente:  Pablo Roberto (PHS), Robeci da Vassoura (PHS), Cíntia Machado (PMB), David Neto (DEM), Wellington Andrade (PSDB), Roque Pereira (DEM), Neinha (PTB), Correia Zezito (PSL), Tonhe Branco (PHS), Beldes Ramos (PT) e Carlito do Peixe (DEM).  Destaque para o vereador Ronny (PHS) que teve 8.213 e foi o mais votado em Feira de Santana.

 Amelia Rodrigues

Prefeito em duas oportunidades na cidade de Amélia Rodrigues, o feirense Paulo Falcão (PRB)  venceu mais uma eleição, com 5.305 votos (36,85%).Filho de família tradicional de Feira de Santana teve como seu pai o ex- deputado federal Wilson da Costa Falcão.

Antonio Cardoso

O  engenheiro Toinho Santiago (PT) venceu as eleições da Prefeitura de Antonio Cardoso por larga margem de votos, assumindo assim pela primeira vez a administração municipal daquela cidade. É funcionário graduado da Secretaria de Educação do Estado servindo no Nucleo Regional de Feira de Santana.

Sobre o autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.