Caruru perfeito: chef do restaurante Perini dá dicas para acertar o prato

Quiabo é um dos principais ingredientes do caruru.

Quiabo é um dos principais ingredientes do caruru.

Tradição baiana, o caruru é o prato mais disputado de setembro, mas há quem não consiga acertar o ponto da iguaria. Para ajudar, o chef do restaurante Perini, Francisco Sales, compartilha dicas importantes envolvendo o uso correto de três ingredientes: água, camarão seco e o essencial azeite de dendê.

Segundo o chef, uma dica simples para não deixar o quiabo muito duro é usar água. “Refogue o alho, a cebola e o tomate, acrescente o quiabo e coloque um pouquinho de água. Deixo o quiabo cozinhar um pouco e, depois, coloco a base”, explica. “Às vezes refogam sem água e ele pode ficar ressecado”.

Antes de acrescentar a base do caruru à panela, no entanto, há um detalhe importante. O chef acrescenta camarões secos, sem cabeça e rabo, para cozinhar um pouco com o quiabo e acrescentar sabor à mistura. Já o azeite de dendê deve ser usado apenas na finalização da receita. “O quiabo deve ser refogado no azeite de oliva, sem deixar queimar, e o azeite de dendê é acrescentado apenas no final, depois de acrescentar a base. Se quiser um caruru mais leve, deve reduzir a quantidade de dendê”, revela o chef.

A receita completa do caruru indicada por Francisco pode ser conferida abaixo, incluindo as dicas do especialista em comida baiana. Já quem prefere não se arriscar na cozinha pode provar o caruru preparado pelo chef no restaurante da Perini da Graça, todas as sextas-feiras.

Caruru – Chef Francisco Sales, Restaurante Perini

Ingredientes para a base

4 cebolas brancas grandes

300 g de camarão seco

500 ml de leite de coco

1 copo de água

1 maço de coentro

50 g de gengibre

200g de castanha

200g de amendoim

Preparo da base:

Corte as cebolas em pedaços pequenos e também descasque e pique o gengibre. Bata tudo no liquidificador, até que triture bem os ingredientes e a base fique fina.

Ingredientes para o refogado

5 dentes de alho

2 cebolas médias

3 tomates

80 quiabos

15 camarões secos sem cabeça e rabo

150 ml de azeite de dendê

Água

Azeite de oliva

Base preparada previamente

Preparo

Pique os dentes de alho, as cebolas e os tomates, e refogue no azeite de oliva, sem deixar queimar. Junte o quiabo picado e, para que ele cozinhe e não fique ressecado, acrescente um pouco de água. Coloque na panela os camarões secos, para acrescentar sabor. Depois de cozinhar um pouco o quiabo, acrescente a base preparada previamente e misture bem, mexendo sempre. Por último, acrescente o azeite e mexa bem.

*Usar sal apenas se houver necessidade

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br