Câmara Municipal de Feira de Santana debate em audiência pública a profissão do bombeiro civil

Bombeiros acompanharam debate na Câmara Municipal de Feira de Santana.

Bombeiros acompanharam debate na Câmara Municipal de Feira de Santana.

A Câmara Municipal de Feira de Santana realizou, na manhã desta sexta-feira (14/10/2016), uma audiência pública para discutir a profissão do bombeiro civil no âmbito do município, atendendo requerimento da Comissão de Reparação Direitos Humanos, Defesa do Consumidor e Proteção à Mulher.

O evento foi presidido pelo presidente da comissão supracitada, vereador Pablo Roberto (PHS), que compôs a mesa de honra juntamente com o coordenador da Defesa Civil em Feira de Santana, Pedro Américo Lopes; Geyseane Leal Santos, bombeira civil resgatista e coordenadora técnica da Action Treinamentos; além do aluno do curso de Bombeiro Civil, Wesley Madeira Cruz.

Após saudar os presentes, o vereador Pablo Roberto avaliou como muito importante a promoção de um debate no Legislativo feirense sobre a profissão do bombeiro civil.

“É uma satisfação muito grande para a Câmara Municipal de Feira de Santana estar reunida nesta manhã aqui para debater um tema que é de suma importância. A Câmara Municipal tem, de forma ainda muito tímida, discutido esse tema. Acredito que uma atividade como essa, que tem como objetivo reunir os alunos que recentemente concluíram os estudos, é uma oportunidade que a cidade, a sociedade civil organizada, o Legislativo, o Executivo têm para conhecer e valorizar um pouco mais e começarem a internalizar algumas ações, diante da importância do bombeiro civil”, afirmou.

Pedro Américo Lopes, coordenador da Defesa Civil em Feira de Santana, chamou atenção para a questão da prevenção de acidentes. “A cultura que a gente tem não valoriza a prevenção de forma efetiva”, disse, ressaltando que a profissão do bombeiro civil foi regulamentada pela lei federal nº 11.901, de 12 de janeiro de 2009, a fim de que esse profissional pudesse  também desempenhar essa atividade. “A partir de 2009 cria um novo mapa para pensar na proteção, na defesa civil, nos conceitos de cidade, que as cidades possam pensar e se prevenir, e isso tem uma grande importância”, observa.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, a prevenção só é levada em conta quando ocorrem desastres ou sinistros. “Geralmente, quando discutimos com o empresariado, com a sociedade organizada, com o poder público, no Brasil o costume é tentar criar algum tipo de resposta aos desastres que acontecem”, declarou Pedro Américo Lopes, afirmando que é de praxe no país, em caso de risco iminente, acionar a Defesa Civil, quando, na verdade, deveria haver um programa de ação compartilhada de prevenção a sinistros. Em sua opinião, os bombeiros civis podem contribuir muito com as medidas de segurança contra incêndios e outros correlatos.

O aluno Wesley Madeira Cruz destacou o aprendizado durante o curso de Bombeiro Civil e a importância de não desistir diante das dificuldades. “Na vida vivemos em constante aprendizado. Às vezes erramos, às vezes acertamos, mas o mais importante de tudo é que nós tentamos! E hoje neste dia especial, em que todos estamos reunidos, é a prova de que já somos vencedores; nós, acima de todas as dificuldades, já somos vencedores, não por já ter concluído o curso, mas sim por termos tentado”, salientou.

Na oportunidade, Wesley agradeceu a todos os professores que contribuíram para a formação dos novos bombeiros civis que estarão sendo inseridos no mercado de trabalho de Feira de Santana. “Gostaria de agradecer aos nossos professores, que a todo o momento nos incentivavam, sempre transmitindo seus ensinamentos com paciência, amor e dedicação. Além de professores, são considerados amigos, que em todos os momentos estiveram conosco nos ajudando a dar início à nossa caminhada. Não há palavras para expressar tamanha gratidão! Mesmo assim, de coração, recebam com carinho o nosso mais verdadeiro e sincero obrigado”, disse ele, em nome da turma.

A coordenadora técnica do curso da Action Treinamentos, Geyseane Leal Santos, chamou atenção para a responsabilidade no exercício da profissão. “Nós superamos sufocos, confinamento, emergências clínicas, tratamos de vida de pessoas, aprendemos a importância de cuidar do patrimônio público, aprendemos a mitigar uma situação de desastres”, ressaltou.

Geyseane acrescentou “hoje pouco trabalhamos com a prevenção, prevenção é você prever que pode acontecer novamente e como evitar; é saber o risco de um determinado local, de uma determinação planta, de um evento com grande número de pessoas. Tenho certeza de que toda essa bagagem a nossa empresa trouxe para vocês, cada um soube aproveitar da melhor maneira e esperamos manter nossa parceria por muitos e muitos anos”, disse.

A brigadista comentou ainda a relação com a turma IX do curso de Bombeiro Civil. “O que tenho para dizer é que a minha experiência com a turma foi ótima, passei muito ensinamento técnico e prático para vocês, mas aprendi muito com vocês, aprendi a conviver com a dificuldade, com a superação, a solidariedade, a dividir, enfim, muitos valores sociais e morais com vocês, que é o que fica de mais importante da nossa convivência também, além de um certificado, muito mais importante foi a nossa convivência. Espero que vocês possam trazer para a sociedade tudo o que pegaram na bagagem, durante um ano,  e que lembrem sempre da equipe que orientou vocês sobre todas as responsabilidades que assumirão com essa sociedade”.

Em seguida, coordenadora técnica Geyseane Leal Santos entregou a cada aluno da turma IX  da Action Treinamentos o certificado de conclusão do curso de Bombeiro Civil.

Outras publicações

Eleições 2016 – Feira de Santana: Antônio Carlos Ataíde deseja boa sorte aos candidatos a vereador e ao prefeito Antônio Carlos Passos Ataíde (Carlito do Peixe). No uso da tribuna, na sessão ordinária desta quarta-feira (28/09/2016), na Câmara Municipal de Feir...
Polícia Federal faz maior apreensão de cocaína no estado da Bahia PF apreende 810 kg de cocaína. Uma operação da Polícia Federal realizada na tarde de ontem (06/10/2016), em Lauro de Freitas, Região Metropolitana d...
Vereador Reinaldo Miranda agradece apoio do PSC à reeleição para presidência da Câmara Municipal de Feira de Santana Reinaldo Miranda: muito respeito eu tenho ao meu amigo Isaías de Diogo. Nesta terça-feira (01/11/2016), o vereador Reinaldo Miranda – Ronny (PHS) oc...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br