ALBA: Deputada Fátima Nunes homenageia professor Valdeci Augusto de Oliveira com título Cidadão Baiano

Deputada Fátima Nunes presta homenagem a professor Valdeci Augusto de Oliveira.

Deputada Fátima Nunes presta homenagem a professor Valdeci Augusto de Oliveira.

A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) concederá, no próximo dia (20/10/2016), o Título Cidadão Baiano a Valdeci Augusto de Oliveira, conhecido como professor Valdeci. Proposta pela deputada estadual Fátima Nunes (PT), a homenagem visa reconhecer a acentuada dedicação do professor com o social. O evento acontecerá às 15h, no plenário da Casa, e contará com a presença de familiares, autoridades e amigos.

“Fico feliz em indicar a entrega do título honorífico ao professor Valdeci. Um ativista político, com grande relevância para sociedade, que sempre desempenhou atividades ligadas à melhoria do sistema educacional, na área da agricultura familiar, nos movimentos sociais e nas políticas de economia solidária em municípios da região Oeste”, declarou a parlamentar.

Filho de Sebastião Augusto de Oliveira e Alzira Costa de Oliveira, professor Valdeci nasceu no dia 23 de setembro de 1965, em Panorama (SP), é casado com Veronice Santana de Oliveira e tem duas filhas. Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB, 2000), especializou-se em Psicopedagogia no Instituto de Educação Superior (UNYAHNA, 2001), de Barreiras, e em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela UNEB de Bom Jesus da Lapa (2004). Iniciou, em 2007, o mestrado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social, pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL).

A melhoria do sistema educacional sempre foi uma das atividades ligadas ao professor Valdeci, através de projetos de sua autoria como: Participar se Aprende em Participando, 1991; Educação Pública e seus Trabalhadores, 1999; A Educação Pública, seu Financiamento e a Comunidade Escolar, 2001; Valorização do Professor e a Influência na Qualidade da Educação, 2003; Formação Continuada de Professores, uma Necessidade, muitas Dificuldades, 2008.

Na política, Valdeci exerceu, entre 2005 e 2008, o mandato eletivo de vereador em Santa Maria da Vitória, pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Em 24 de dezembro de 2008, assumiu a vaga do deputado Valmir Assunção, sendo eleito no pleito 2007 a 2010, e ficou como 3º suplente de deputado estadual. Antes de tomar posse na Alba, Valdeci era professor em escolas municipais de São Félix do Coribe e Santa Maria da Vitória.

Na Assembleia, o homenageado foi vice-líder do Bloco da Maioria (2009), vice-líder da Bancada do PT (2009), além de exercer atividade parlamentar como vice-presidente da Comissão Defesa do Consumidor e Relações do Trabalho (2009); titular da Comissão de Defesa do Consumidor e Relação de Trabalho; e suplente da Comissão de Agricultura e Política Rural (2009).

No último dia 02 de outubro, professor Valdeci foi eleito a vice-prefeito de Santa Maria da Vitória, pelo PT, ao lado do prefeito Renato Rodrigues Leite Júnior (Renatinho), do PP. Os novos gestores assumirão a administração municipal em 1º de janeiro de 2017.

Outras publicações

ALBA: Oposição diz que bancada governista fugiu do debate pós manifestação Deputado Sandro Regis critica governistas. A bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) mostrou-se indignada com o esvaziamento d...
Deputado Targino Machado classifica proibição das vaquejadas no Brasil como ‘lambança’ do Supremo Tribunal Federal Vaquejada é considerada patrimônio imaterial da cultura brasileira. Deputado Targino Machado critica decisão do STF sobre legalidade da vaquejada. E...
Alan Sanches assume liderança do PSD na Assembleia Legislativa da Bahia Em reunião na tarde desta terça-feira (29/01/2013), o deputado estadual Alan Sanches foi escolhido por unanimidade pela bancada do PSD, como líder d...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br