Voluntárias Sociais promovem ação para inserção de DIU em Jequié

Voluntárias Sociais promovem ação para inserção de DIU em Jequié.

Voluntárias Sociais promovem ação para inserção de DIU em Jequié.

Cerca de 100 mulheres de Jequié passarão por procedimento de inserção de dispositivos intrauterinos (DIU) nos dias 17, 18 e 19 de setembro de 2016, no Hospital Geral Prado Valadares. A ação faz parte do Programa Saúde da Mulher, idealizado pela primeira-dama do Estado e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), Aline Peixoto. O DIU é um dispositivo anticoncepcional que é inserido no útero por um médico especialista.

As mulheres interessadas passarão antes por uma etapa de acolhimento e cadastramento e, uma vez constatado que estão com exame preventivo sem alteração, serão orientadas a realizar o beta HCG e agendadas para o procedimento. O acolhimento acontecerá na quarta-feira (14), no CSU (em frente ao bar Rebu), a partir das 8h.

Além disso, as mulheres participarão de palestra sobre planejamento familiar e esclarecimento de dúvidas e informações sobre o DIU, também no CSU, no mesmo dia. Para a quarta-feira, as interessadas deverão levar documento de identidade, CPF, Cartão SUS e, o mais importante, o resultado do último exame preventivo feito há menos de um ano.

O objetivo da ação é evitar a gravidez indesejada e conscientizar as mulheres sobre o uso de anticoncepcionais. “Após a realização de todo o procedimento de inserção do DIU, ainda será garantido o exame de ultrassonografia para confirmar q o esteja bem posicionado. A partir daí, as mulheres serão acompanhadas pelas unidade de saúde mais próxima de sua residência”, explicou a voluntária Viviane Bastos.

A iniciativa das VSBA já contemplou mulheres das cidades de Salvador, Miguel Calmon, Várzea Nova, Várzea do Poço, Ourolândia, Mirangaba, Quixabeira, Capim Grosso e Caldeirão Grande.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Facebook do JGB

Publicações relacionadas

+ Publicações >>>>>>>>>

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br