STF decide que pais biológicos e afetivos têm as mesmas obrigações com filhos

Sessão plenária do STF.

Sessão plenária do STF.

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na quarta-feira (21/09/2016) reconhecer que pais biológicos devem cumprir suas obrigações judiciais mesmo se os filhos forem criados pelos pais afetivos. Com a decisão, a Corte reconheceu a dupla paternidade de filhos e entendeu que pais biológicos a afetivos têm as mesmas obrigações.

No julgamento, por oito votos a dois, os ministros seguiram voto do relator, Luiz Fux. O ministro entendeu que é possível o reconhecimento de outro tipo de paternidade que não deriva do modelo tradicional de casamento.

Para Fux, o reconhecimento da paternidade biológica e afetiva, simultaneamente, somente poderia ser rejeitada no caso de abandono do pai biológico.

“A paternidade socioafetiva, declarada ou não em registro público, não impede o reconhecimento do vínculo de filiação concomitante baseado na origem biológica, salvo nos casos de aferição judicial do abandono afetivo voluntário e inescusável dos filhos em relação aos pais”, disse o relator.

Durante o julgamento, o ministro Gilmar Mendes classificou a tentativa do pai biológico de se eximir das obrigações legais de “cinismo”.

“A mim me parece que isso é um grande estímulo à ideia de paternidade irresponsável. A mim me parece que é a dose de cinismo manifesta”, afirmou Mendes.

Para a presidente do STF, Carmen Lúcia, “amor não se impõe, mas cuidado, sim. Segundo a ministra, o direito ao cuidado é assegurado no casos de paternidade e maternidade.

“Alguém que cuidou com afeto, cuidou muito mais e foi muito mais pai, às vezes, do que este outro. No entanto, o que nós estamos decidindo aqui não é por um ou por outro, mas pelos deveres decorrentes da paternidade responsável”, argumentou a ministra.

A decisão do Supremo afetará pelo menos 35 ações que tratam do mesmo assunto e aguardavam a manifestação da Corte para serem concluídos.

*Com informação da Agência Brasil.

Outras publicações

Ministro Joaquim Barbosa afirma que José Dirceu foi mandante do mensalão O relator do processo, Joaquim Barbosa, durante o julgamento que analisa as acusações sobre corrupção ativa na Ação Penal 470, conhecida como process...
Laudo constata que choque com queda de avião matou ministro Teori Zavascki Imagens do resgate da aeronave em que se encontrava o ministro Teori Zavascki. O laudo do exame de necropsia feito no corpo de Teori Zavascki consta...
Presidente do Supremo Tribunal Federal determina prisão de 12 réus condenados no mensalão Joaquim Barbosa determinou a prisão de 12 condenados na Ação Penal 470, o processo do mensalão. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaq...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br