Sistema de franquias é tema de curso em Feira de Santana

Sebrae Feira de Santana promove curso sobre sistema de franquias.

Sebrae Feira de Santana promove curso sobre sistema de franquias.

O empresário Nelson Falcão, proprietário da empresa Mundo do Smartphone, foi até o Sebrae Feira de Santana, nesta quarta-feira, (31/08/2016), para acumular informações sobre o sistema de franquias no curso “Entendendo o Franchising”. Parceria do Sebrae com a ABF Educação, o curso faz parte da Semana Sebrae de Capacitação Empresarial, que está em sua segunda edição em todo o estado.

Nelson conta que iniciou o negócio com uma loja de assistência técnica para manutenção de aparelhos eletrônicos, que já foi ampliada para uma escola de cursos tecnológicos. O próximo passo, segundo ele, é se tornar um franqueador. “Temos muitos alunos vindos de outras cidades e surgiu a ideia de me tornar franqueador para atender esse público. É um pensamento recente, então vim ao evento para saber mais sobre o assunto. Foi muito bom, pude tirar muitas dúvidas e mantenho a ideia”, revela.

Durante todo o dia, os participantes, potenciais franqueados e franqueadores, conheceram conceitos básicos de franchising, como avaliar um sistema de franquia, aspectos legais, os passos fundamentais para a tomada de decisão e exemplos práticos de como o negócio é aplicado. Oportunidade para trocar ideias através da participação de franqueadores experientes, que investiram no sistema para acelerar a expansão do seu negócio. O curso foi ministrado por Marcelo Dornellas, advogado e instrutor da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Sistema de franquias

Dados da ABF apontam que, em 2015, houve um crescimento de 18,8% no número de franquias no estado, mesmo diante do cenário econômico desafiador. Segundo a técnica do Sebrae, Eliana Martins, Feira de Santana tem grande potencial para a implantação do sistema, tendo atualmente aproximadamente 300 franquias nas mais variadas áreas, como alimentação, saúde e bem-estar, beleza e educação.

“Tem muita gente com disponibilidade, disposição e capacidade no investimento no interior”, acrescenta Dornellas. Para ele, o sistema de franquias é uma grande porta de entrada para o empreendedorismo. “Muita gente via a franquia como uma coisa muito complexa, arriscada e cara. Hoje em dia a gente vê que não é, existem franquias de todos os valores e segmentos. Vivemos uma nova era para o empreendedorismo no Brasil e deveremos ter uma geração de muitos empreendedores”, avalia.

A segunda edição da Semana Sebrae de Capacitação Empresarial, maior evento da Bahia voltado para os pequenos negócios, acontece até este sábado, dia 3 de setembro. Ao todo, estão disponíveis 30 mil vagas em Salvador e em mais 50 cidades baianas. As inscrições podem ser feitas pelo site da semana. Na capital, os eventos custam R$ 20 ou R$ 50, além de algumas opções gratuitas.

Contribuir para o desenvolvimento e crescimento dos pequenos negócios e incentivar o empreendedorismo são alguns dos objetivos da Semana Sebrae. As capacitações incluem temas como associativismo, cenários econômicos, competitividade, design, empreendedorismo, estratégias, finanças, geração de valor, gestão empresarial, inovação, liderança, marketing e vendas, modelo de negócio, motivação, planejamento, produtividade, recursos humanos, startup, sustentabilidade, turismo, varejo e consumo.

Na capital baiana, o evento conta com o apoio da República Interativa e patrocínio do Banco do Nordeste e Intel.

Outras publicações

Feira de Santana: complexo de Delegacias do Sobradinho será inaugurado nos próximos dias Complexo de Delegacias do Sobradinho será inaugurado nos próximos dias. O Complexo de Delegacias do bairro Sobradinho, que vai abrigar várias delega...
Em Feira de Santana, Moradores da Adenil Falcão abraçam campanha de Tarcízio Pimenta Uma recepção calorosa. Essa é a melhor definição para a forma como os moradores da avenida Adenil Falcão, no bairro Brasília, e adjacências, receber...
Prefeito de Feira de Santana inaugura obras no Conjunto Terra do Bosque Prefeito José Ronaldo inaugura obras no Conjunto Terra do Bosque. Os moradores do Conjunto Terra do Bosque, Sítio Matias e adjacências receberam o p...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br