Riqueza cultural e econômica dos distritos são retratados em coloridos painéis da 41ª Expofeira

Grafiteiro Kbça.

Grafiteiro Kbça.

Aspectos culturais e econômicos dos oito distritos de Feira de Santana estão representados em painéis pintados em seis pavilhões no Parque de Exposição João Martins da Silva. “Espero que eles (os moradores dos distritos) se identifiquem com as imagens”, afirmou o grafiteiro Kbça, um dos autores dos trabalhos.

Os outros artistas foram Dan Guto e Messias. Na busca da união das técnicas aplicadas no grafite com a pintura tradicional, o resultado foram painéis coloridos que representam atividades e tradições dos distritos feirenses – Matinha, Maria Quitéria, Tiquaruçu, Jaguara, Governador João Durval Carneiro, Humildes, Bonfim de Feira e Jaíba.

Além de uma grande imagem de Luiz Gonzaga e de um vaqueiro, os desenhos coloridos mostram a riqueza do Reisado de Tiquaruçu, o peixe pescado em Ipuaçu, a agricultura de Maria Quitéria e de Humildes, o samba de roda da Matinha, o gado de Jaguara.

O secretário de Agricultura, Joedilson Machado, disse que foram apresentadas aos artistas ideias e quais as características de cada um dos distritos. “A criação foi livre e os resultados foram espetaculares. Saiu como as pessoas que planejaram fazer este trabalho pensaram”.

Estes painéis deverão ser muito visitados, principalmente por estudantes e crianças. Uma das tradições do Parque é que todos os dias centenas de alunos de escolas públicas e privadas visitem o local. E, por meio dos quadros, conhecerão a história dos distritos.

Outros painéis, não menos belos, são autorais. “Ficamos à vontade para criar”, afirmou Kbça. “Mesclamos a cultura regional com o traço urbanístico do grafite”. Ele ainda disse que o trabalho o levou a conhecer como é forte a cultura da zona rural. “Não conhecia este detalhe”. Eles também flertaram com a xilogravura.

Foram gastos 12 tubos de tinta spray, dez galões de tinta acrílica e duas semanas de trabalho. O material foi resultado de parceria com a empresa Matiz.

Outras publicações

Feira de Santana: crianças e adolescentes são destaque no Fórum do Selo Unicef II Fórum Comunitário Selo Unicef - Município Aprovado, ocorreu em Feira de Santana. Crianças cantando, dançando, se divertindo e emocionando a plate...
Secult Bahia realiza ciclo de videoconferências sobre Programa Fazcultura Videoconferências aborda Programa Fazcultura. Visando difundir o Programa Fazcultura, aproximar a sociedade civil e estimular a participação da inic...
Feira de Santana: prefeito Tarcízio Pimenta dá continuidade a inaugurações Tarcízio Pimenta: Estamos muito felizes com a entrega de mais uma obra pública. Parabenizo os funcionários da Prefeitura Municipal pela qualidade do ...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br