Projeto permite a alunos da rede pública experiência de uma semana como deputado estadual na Bahia

Cartaz anuncia projeto 'Parlamento Jovem Baiano'.

Cartaz anuncia projeto ‘Parlamento Jovem Baiano’.

As inscrições para a primeira edição do Parlamento Jovem Baiano podem ser realizadas até o dia (07/10/2016). O projeto é uma iniciativa da Comissão de Educação da ALBA (Assembleia Legislativa da Bahia), presidida pelo deputado estadual Eduardo Salles, e a Secretaria Estadual de Educação.

A iniciativa é voltada para estudantes do ensino médio da rede pública entre 16 e 22 anos. O projeto permite aos jovens vivenciarem na prática o trabalho dos deputados estaduais, com contribuições para a elaboração de projetos de leis e debates em plenário de temas relevantes à população baiana.

Idealizador da implantação do projeto na ALBA, Eduardo Salles acredita ser fundamental trazer os jovens para dentro do parlamento e permitir o entendimento do processo da elaboração de leis que interferem na vida de toda a população. “Queremos que a juventude contribua com ideias e críticas para o nosso processo legislativo e, dessa forma, fortaleçamos a construção de uma sociedade cada vez mais democrática”, explicou o deputado estadual.

As inscrições podem ser realizadas no site da Assembleia Legislativa (www.alba.gov.br /pjb), onde também está disponível o regulamento com os critérios de participação.

Conforme o edital, o estudante produzirá uma redação com o tema “Juventudes baianas tecendo políticas públicas” e deve ter relação com uma das comissões da ALBA: Meio Ambiente, Saúde, Agricultura, Desenvolvimento, Relações para Diversidade, Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia. “Só precisa escolher uma dessas comissões”, esclarece Eduardo Salles.

Serão selecionados 27 alunos, um por cada território de identidade. O estudante deve escolher apenas um professor para orientá-lo durante o processo de elaboração do texto qualificatório.

Entre os dias 15 e 18 de novembro, os estudantes selecionados serão empossados como deputados jovens e estarão na Assembleia Legislativa para desenvolverem suas atividades no Poder Legislativo. Os docentes que acompanharão os alunos selecionados participarão em paralelo de um projeto de formação de professores em Letramento Político e Formação Cidadã.

Outras publicações

Deputado Elmar Nascimento classifica Lei de Acesso à Informação como processo de fortalecimento da democracia O deputado estadual Elmar Nascimento (PR) foi o relator do projeto de lei nº 20.049/2012, ou Lei de Acesso à Informação, aprovado ontem (26/12/2012), ...
Membros do PSOL e da população de Itaguaçu denunciam indícios de desvio de verbas da educação e da saúde do município População de Itaguaçu denuncia indícios de desvio de verba da Educação e Saúde. O município de Itaguaçu, localizado a  476 km da capital baiana, rea...
ALBA: Oposição entra na Justiça contra aprovação da PEC dos Royalties pela CCJ Carlos Geilson: “Vamos entrar na Justiça pedindo a nulidade da sessão pelo descumprimento das etapas e dos prazos devidos”. O parecer do Projeto de ...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br