Presidente da Codevasf assume vaga titular no Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco

Presidente da Codevasf, Kênia Marcelino, debate revitalização do São Francisco em evento do TCU.

Presidente da Codevasf, Kênia Marcelino, debate revitalização do São Francisco em evento do TCU.

A presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Kênia Marcelino, assumiu nesta sexta-feira (16/09/2016) uma vaga de membro titular no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). A cadeira é reservada no colegiado ao Ministério da Integração Nacional (MI) – órgão ao qual a Codevasf é vinculada e que realizou a indicação.

“A Codevasf tem papel importante na revitalização do rio São Francisco: nós temos realizado ações de revitalização da bacia desde 2003. No Plano Novo Chico, a Companhia se firma como órgão executor de ações de recuperação hidroambiental do rio”, avaliou a presidente da Codevasf. “Ter assento no Comitê da Bacia Hidrográfica é uma chance de dialogarmos de forma mais próxima, conjunta e articulada com todos os entes que compõem o colegiado. Esta é uma oportunidade que o ministro Helder Barbalho está dando à Codevasf de participar e de representar o Ministério da Integração Nacional no Comitê, e fazemos isso com prazer e com orgulho”, ressaltou Kênia Marcelino.

A posse ocorreu durante a XIX Plenária Extraordinária do CBHSF, em Belo Horizonte (MG). Na mesma ocasião, o assessor da Codevasf Athadeu Ferreira da Silva foi reempossado como suplente na cadeira do MI, também por indicação do Ministério. O mandato de ambos é de quatro anos.

Kênia Marcelino é zootecnista graduada pela Universidade Católica de Goiás, mestre em Ciências Agrárias pela Universidade de Brasília e doutora em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (MG); ela integra o corpo técnico da Codevasf desde 2003. Athadeu Ferreira da Silva é engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de Lavras (MG) e mestre e doutor em Irrigação e Drenagem pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo; ele ingressou na Codevasf em 1976.

Comitê da Bacia

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é um órgão colegiado integrado pelo poder público, pela sociedade civil e por empresas usuárias de água. Seu objetivo é realizar a gestão descentralizada dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável. Para tanto, o governo federal lhe conferiu atribuições normativas, deliberativas e consultivas.

Criado por decreto presidencial em 5 de junho de 2001, o comitê tem 62 membros titulares e expressa os interesses dos principais atores envolvidos na gestão dos recursos hídricos da bacia. Em termos numéricos, os usuários somam 38,7% do total de membros, o poder público (federal, estadual e municipal) representa 32,2% da composição, a sociedade civil alcança 25,8% e as comunidades tradicionais, 3,3%.

Os membros titulares se reúnem duas vezes por ano – ou mais, em caráter extraordinário. O plenário é o órgão deliberativo do Comitê e suas reuniões são públicas. A diversidade de representações e interesses torna o CBHSF uma das mais importantes experiências de gestão colegiada envolvendo Estado e sociedade no Brasil.

Outras publicações

Caso La Vue: Bancada de Oposição na Alba lança moção de apoio ao ministro Geddel Vieira Lima Bancada da Alba presta solidariedade ao ministro Geddel Vieira Lima no Caso La Vue Ladeira da Barra. A Bancada de oposição da Assembleia Legislativa...
ADAB e EBDA unem esforços para combater efeitos da seca na Bahia Governo investe no combate a seca. Promover uma maior interação entre as atividades de defesa sanitária e extensão rural. Esse foi um dos objetivos ...
Ciência e Tecnologia abre seleção para diretor de cinco unidades de pesquisa O Comitê de Especialistas do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) abriu processo de seleção para o cargo de diretor de cinco unidades de pesquisa....

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br