Prefeitura de Salvador monta esquema especial para feriado da Independência do Brasil

Governador Rui Costa participa dos festejos de 7 de Setembro - Desfile Cívico Militar de comemoração aos 194 Anos da Independência do Brasil, na Praça do Campo Grande.

Governador Rui Costa participa dos festejos de 7 de Setembro – Desfile Cívico Militar de comemoração aos 194 Anos da Independência do Brasil, na Praça do Campo Grande.

Nesta quarta-feira (07/09/2016), comemora-se os 192 anos da Independência do Brasil. Apesar do feriado, alguns órgãos da Prefeitura, como Transalvador, Guarda Civil Municipal e Salvamar, entre outros, continuam disponíveis para atender as demandas da população. Devido ao desfile e comemorações do 7 de Setembro pela cidade, alguns serviços foram alterados, principalmente o trânsito.

Trânsito – Para a realização do Desfile Cívico de Independência do Brasil, nesta quarta-feira (7), a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) organizou um esquema especial de trânsito. Durante a realização do evento, residentes de vias interditadas terão acesso garantido, mediante comprovação de endereço.

A partir das 4h do dia 7 em diante, será proibida a circulação de veículos nas seguintes vias, da Graça ao Centro Histórico: Avenida Euclides da Cunha, Largo da Graça, Rua da Graça, Ladeira da Barra (sentido centro), Largo da Vitória, Corredor da Vitória, Largo do Campo Grande, Passeio Público, Mercês, Rosário, Piedade, São Pedro, São Bento, Rua do Paraíso (entre a Avenida Sete e a Rua Professor Américo Simas), Praça Castro Alves, Rua Chile, Rua da Ajuda, via que margeia a Praça da Sé, Largo do Terreiro de Jesus, Rua da Misericórdia, Ladeira da Praça, Ladeira da Montanha, Ladeira da Conceição da Praia, Rua Conceição da Praia, Rua Carlos Gomes, Rua da Forca e Rua Forte de São Pedro. Neste mesmo trecho, incluindo a Rua Banco dos Ingleses, o estacionamento será proibido a partir de 0h.

Os veículos com destino às proximidades do centro da cidade deverão utilizar a Avenida Lafayette Coutinho (Contorno), Vale dos Barris e Rua Dr. J. J. Seabra (Baixa dos Sapateiros). Os que são provenientes da Avenida Princesa Leopoldina com destino à Graça terão como opção de tráfego a Avenida Reitor Miguel Calmon (Vale do Canela).

Está proibido estacionar e trafegar na Avenida Lafayette Coutinho (Contorno), de 16h às 22h, entre a Praça Cayru e o Solar do Unhão, em decorrência do evento Show da Fé, promovido na localidade. Também será proibido estacionar na Ladeira da Montanha.

Com o intuito de viabilizar o fluxo de veículos com segurança, a Transalvador promoverá desvio do tráfego no sentido Mares para a Rua da Conceição da Praia, com acesso em frente ao 2º Distrito Naval. Outra opção de trajeto nesse sentido é seguir pela Ladeira do Gabriel até a Ladeira dos Aflitos. A opção de tráfego para veículos provenientes da Avenida da França com destino à Cidade Alta é acessar a Praça da Inglaterra, seguindo pela Rua Pinto Martins até a Ladeira da Montanha.

Na Rua Banco dos Ingleses será criada via exclusiva de acesso das autoridades à Praça Dois de Julho (Campo Grande), a partir das 6h. Os ônibus a serviço do evento poderão ser estacionados no contra fluxo da Rua Carlos Gomes, da Ladeira da Montanha e da Rua Chile; assim como na Ladeira da Conceição, Rua Conceição da Praia e Ladeira da Praça.

Os veículos destinados aos serviços públicos (operação de trânsito e transporte, bombeiros, ambulâncias e polícias) terão livre trânsito e estacionamento, quando em serviço e devidamente identificados. Demais veículos só terão acesso ao trecho reservado para as festividades mediante apresentação de credencial (Trânsito Livre) fornecida pela Transalvador.

Transporte

A Semob vai disponibilizar 12 veículos extras da frota reguladora, que estarão localizados na Estação da Lapa, das 16h até às 23h e terão roteiros distribuídos nas três áreas da cidade (Orla, Centro e Subúrbio).  Além disso, a frota terá um aumento de 37 linhas de ônibus que atendem ao Centro, no período das 8h às 17h. Esses veículos terão o itinerário modificado devido às alterações de trânsito durante o evento.

Guarda Civil Municipal

Durante o feriado, 250 Guardas Civis Municipais (GCM) participarão do desfile do 7 de Setembro. Eles estão lotados no Pelotão Administrativo, Banda de Música da Guarda Civil Municipal do Salvador, Grupamento de Operações com Cães (GOC), Grupamento de Operações Especiais (GOE), Grupamento de Rondas da Capital (Rondac), Grupamento de Apoio ao Turista (GAT), Grupamento Especial de Proteção Ambiental (Gepa) e áreas operacionais.

Além da participação no desfile, o patrulhamento preventivo segue com reforço nas praças 2 de Julho (Campo Grande) e Castro Alves, além de toda a região do Centro Histórico. Os guardas atuarão também em apoio à Transalvador, nas blitze da Lei Seca; em apoio à Sucom, no combate à poluição sonora; à Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps), nas ações de abordagens sociais, além das ações de fiscalização e ordenamento do comércio informal, em apoio à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).

Educação

Cerca de 200 alunos de três escolas da rede municipal de ensino participam do desfile da Independência do Brasil, que partirá do Campo Grande em direção à Praça Castro Alves. As fanfarras participantes são das escolas municipais Senador Antônio Carlos Peixoto de Magalhães, no Rio Sena, Helena Magalhães, no São Caetano, e Teodoro Sampaio, na Santa Cruz.

Salvamar

Para garantir a segurança aos banhistas que decidirem aproveitar o feriado de 7 de setembro nas praias de Salvador, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) montou um esquema especial com uma equipe de aproximadamente 100 homens. Os agentes irão atuar das 8h às 17h na prevenção de afogamentos nos trechos entre o Jardim de Alah até à Praia de Ipitanga, divisa com Lauro de Freitas.

Além dos 40 pontos fixos de salvamento, mais quatro postos volantes estão de plantão dando apoio à equipe. O primeiro irá atender o Jardim de Alah até Patamares, o segundo dará suporte na região de Patamares até a Igreja de Itapuã, o terceiro ficará entre a Igreja de Itapuã até a praia do Flamengo e, por último, da praia do Flamengo até Ipitanga. Além dos equipamentos de uso regular como nadadeiras, salsichões e pranchas, os salva-vidas terão à disposição dois jet skis e um bote.

A Salvamar orienta que os banhistas fiquem atentos às bandeiras de sinalização disponíveis ao longo da orla, pois elas devem indicar onde há um posto de salvamento (bandeira amarela) ou o local que oferece perigo (bandeira vermelha).

Em caso de emergência, o cidadão pode procurar um posto salva-vidas mais próximo ou ligar para a sede do grupamento, localizada na Avenida Otávio Mangabeira, Patamares, através do número (71) 3363-5333.

Outros Serviços – As unidades de emergência e pronto atendimento da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vão funcionar normalmente em esquema 24h durante o feriado, a exemplo das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) localizados no Vale dos Barris, Brotas, San Martin, Pirajá, Periperi, Valéria, Parque São Cristóvão e Itapuã. O Centro de Monitoramento e Alerta, que funciona na sede da Defesa Civil de Salvador (Codesal) permanece de prontidão. Os engenheiros, técnicos, telefonistas, assistentes sociais e motoristas irão atender todas as solicitações de emergência e de risco à população através do 199.

A Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) atenderá denúncias de poluição sonora através do número 156 e funcionará normalmente, 24 horas por dia, além de manter os serviços de fiscalização de publicidade irregular.

Outras publicações

Salvador: prefeito ACM Neto anuncia reforma administrativa e amplia poder político do vice-prefeito eleito Bruno Reis Prefeito ACM Neto Reforma Administrativa Gestão 2017-2020. A reforma administrativa proposta pelo prefeito ACM Neto e que será enviada à Câmara de ...
Salvador: vereadora entra com representação no MP para investigar superfaturamento em obras da gestão do prefeito ACM Neto; informação foi revelada pela vice-prefeita Prefeito Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto (ACM Neto). Vice-prefeita diz ao Jornal A Tarde que existe superfaturamento em obras da gestão de A...
Vereador pede esclarecimento à prefeitura de Salvador sobre projeto do BRT Perspectiva do BRT de Salvador. Recebemos a informação de que o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), fechou parceria com o Governo Federal para imp...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br