Pacientes do SUS podem fazer tomografia que detecta câncer através de serviços do Governo da Bahia

Complexo Médico Delfin e Centro de Produção de Biomarcadores Moleculares em Lauro de Freitas.

Complexo Médico Delfin e Centro de Produção de Biomarcadores Moleculares em Lauro de Freitas.

Os exames são gratuitos e realizados pelo Complexo Médico Delfin.  O diagnóstico precoce de um câncer pode significar a cura da doença. Foi pensando na produção de novos biomarcadores que podem ser usados para prever quão agressivo é um câncer e, ainda, a identificação, em um determinado paciente, de quais terapias podem ser mais adequadas, que o Complexo Médico Delfin submeteu um projeto e foi contemplado no Programa Estadual de Incentivo à Inovação Tecnológica (Inovatec), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti).

Como contrapartida social, a Secti garantiu que a entidade privada ofertasse, gratuitamente, a centenas de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), a realização de tomografias por emissão de pósitrons computadorizadas (PET-CT), que utiliza glicose radioativa para determinar se há células cancerígenas e qual o grau da doença.

Seguro e indolor, o procedimento só pode ser marcado mediante solicitação médica, por meio da Central Estadual de Regulação de Alta Complexidade da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), através dos telefones (71) 3117-5749 e (71) 3117- 5759.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]