Oito escolas da Rede Municipal de Feira de Santana estão entre as dez primeiras colocadas no Ideb 2015

 

Educação pública municipal de Feira de Santana apresenta boa performance no Ideb.

Educação pública municipal de Feira de Santana apresenta boa performance no Ideb.

Das dez escolas classificadas nas primeiras posições no ranking do Ideb 2015 em Feira de Santana, avaliando o Ensino Fundamental I (5º ano), oito são da Rede Municipal de Ensino. Quando o índice considera também o Ensino Fundamental II (9º ano), as quatro primeiras são da Rede Municipal. O Ideb é um indicador de qualidade educacional, utilizado pelo Ministério da Educação para avaliar o desempenho das escolas brasileiras.

Outra análise bastante positiva é que por primeira vez a Rede Municipal registrou um aumento significativo do índice, que subiu de 3.4 para 4.0 (5º ano); e de 3.1 para 3.5 (9º ano). O avanço de 0.6 e 0.4, respectivamente, mostra que as escolas não apenas avançaram como deixaram para trás a estagnação registrada nas cinco edições anteriores da avaliação – de 2005 a 2013.

Isto sem falar que a projeção de crescimento do próprio Ideb para cada análise é de 0.3 pontos.

O Centro de Educação Básica da UEFS, que é do município, ocupa o 1º lugar no ranking, com a nota 7.0, acima da meta prevista que era 6.4.

Para a secretária de Educação, Jayana Ribeiro, o resultado alcançado deixa claro a responsabilidade e compromisso e representa os primeiros frutos do investimento sério no setor. “O crescimento da Rede foi bastante significativo, demonstra um grande avanço para as nossas escolas. É claro que a gente precisa melhorar cada vez mais, no entanto, é também prova de que superamos muitos problemas”, comemora a secretária.

Nos exames anteriores, as escolas municipais demonstravam um crescimento tímido, chegando a registrar estagnação ou mesmo retrocesso. Entre os exames de 2009 e 2011, por exemplo, o crescimento foi de apenas um ou dois décimo, de acordo com o nível do ensino; e na avaliação de 2013, o Ideb da Rede Municipal regrediu 0.1 no Fundamental I e 0.2 no Fundamental II.

MELHORES RESULTADOS

Das 85 escolas do Ensino Fundamental I consideradas no último exame, 26 obtiveram índice acima da meta prevista pelo Ministério da Educação; 57 melhoram seus índices, apesar de não atingir a meta; três unidades de ensino mantiveram a mesma nota e 12 retrocederam.

As escolas que obtiveram melhores resultados são: o Centro de Educação Básica da UEFS, com notas 7,0 (muito acima da meta prevista, 6,4) e 5,7, no 5º e 9º ano respectivamente; Maria Antonia da Costa (Santa Mônica) que saiu de 4.5 e alcançou 5,9; João Paulo II (Queimadinha) que da nota anterior, 4.4 em 2013, alcançou 5.5 em 2015; e Adenil da Costa Falcão (Brasília) que saltou de 4.0 a 5.0.

Dentre as 15 escolas de Ensino Fundamental II avaliadas, nove melhoraram os índices enquanto quatro registraram retrocesso. Dentre as que obtiveram melhor classificação estão novamente o Centro de Educação Básica da UEFS, Maria Antonia da Costa (Santa Mônica); logo, José Tavares Carneiro, Crispiniano Ferreira da Silva (ambas situadas no distrito de Maria Quitéria); Comendador Jonathas Teles de Carvalho (Conceição); Faustino Dias Lima (Humildes); Dr. Colbert Martins da Silva (Jaguara); Rosa Maria Espiridião Leite (Matinha) e Centro Integrado de Educação Joselito Falcão de Amorim.

De acordo com a professora Jayana Ribeiro, o planejamento de gestão da Seduc aposta em estratégias para continuar avançando na avaliação, dentre as quais, formação continuada dos profissionais de educação, redução da defasagem idade e ano e alfabetização das crianças na idade certa.

O Ideb é um indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em exames padronizados (Prova Brasil ou Saeb) – obtido pelos estudantes ao final das etapas de ensino (4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio) – com informações sobre rendimento escolar (aprovação).

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