O tradicional chalé suíço é alemão

O tradicional chalé suíço é alemão.

O tradicional chalé suíço é alemão.

O ícone máximo da Suíça – o chalé de madeira esculpida com varandas – na verdade, foi uma criação importada de arquitetos estrangeiros, revela um pesquisador suíço.

O chalé em “estilo suíço” evoca a vida simples dos Alpes, um cenário de cartão postal com vacas, queijo e relógios. No entanto, um doutorando suíço em arquitetura descobriu que a pitoresca casinha de madeira foi inventada por arquitetos estrangeiros, principalmente alemães, no século XIX.

“O surgimento de um estilo suíço de construção de madeira foi acompanhado por um ponto de viragem distinto no engajamento do país por uma arquitetura nacional. Os arquitetos que haviam recebido um ensino politécnico começaram a pesquisar as formas tradicionais de trabalhar a madeira”, conta Daniel Stockhammer, pesquisador da Escola Politécnica Federal de Zurique, a ETH Zurich. “O estilo suíço existia no exterior antes de ser conhecido aqui.”

O estilo teria sido concebido para atrair os viajantes alpinos, argumenta Stockhammer em sua tese, apresentada na revista Horizons do Fundo Nacional Suíço de Pesquisa Científica.

Não seria a primeira vez que os suíços ganham o crédito de uma invenção alemã.

Alguns turistas ainda consideram que um relógio cuco é a melhor lembrança da Suíça e muitas lojas de souvenires não querem que esses turistas vão embora desapontados – ou de mãos vazias.

Mas para a surpresa deles, a Suíça não é de fato o berço do relógio cuco. Essa honra vai para a região da Floresta Negra, no sul da Alemanha.

Outras publicações

Organizadores da visita de Bush à Suíça desistem por forte rejeição A onda de rejeição levantada na Suíça após o anúncio da participação do ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush em um evento privado em Genebr...
Municípios da Suíça têm dificuldade para encontrar prefeito "Procuramos um prefeito", foi publicado há pouco tempo em um anúncio de emprego. Muitas comunas (prefeituras) têm problema para ocupar postos da admin...
Deputado Jean Wyllys: a democracia direta não existe no Brasil Deputado Jean Wyllys comenta sobre as características da democracia brasileira. Em meio à votação do impeachment no Brasil, Jean Wyllys visita a Suí...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br