MEC recebe contribuição de Consed e Undime para a BNCC

Base Nacional Comum Curricular da Educação é debatida.

Base Nacional Comum Curricular da Educação é debatida.

A Base Nacional Comum Curricular foi analisada por professores e gestores em todos os estados. Relatório final com sugestões é entregue ao Ministro da Educação. O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e secretário de Estado da Educação de SC, Eduardo Deschamps, e o presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Tabuleiro do Norte/ CE, Alessio Costa Lima, entregaram ao Ministro da Educação, Mendonça Filho, e aos secretários do ministério, o relatório com as sugestões de melhoria do texto da segunda versão da Base Nacional Comum Curricular. O documento foi elaborado a partir das contribuições de mais de 9 mil professores, gestores, especialistas e entidades de educação que participaram dos seminários realizados entre junho e agosto em todos os estados brasileiros.

“As recomendações dos seminários são essenciais para a elaboração de um documento que seja mais factível e que possibilite uma melhor apropriação por parte do educador e da sociedade do que ensinar e aprender na Educação Básica, para que o Brasil chegue nos resultados que precisamos”, destaca Eduardo Deschamps, presidente do Consed e secretário de Estado da Educação de Santa Catarina.

Alguns pontos de destaque dos seminários são a necessidade de maior organização da estrutura, clareza e objetividade do texto, esclarecimento sobre concepção e propósito do documento, diferença entre Base e Currículo, recomendações específicas sobre as etapas (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), sugestões sobre os objetivos de aprendizagem, entre outros.

É também uma recomendação que a versão final da Base seja acompanhada de um calendário de implementação, que materialize um horizonte temporal definido para que estados, municípios e escolas se organizem para criar as condições necessárias para colocá-la em prática.

Para a Undime, é preciso incluir no documento a visão de cidadão e sociedade que a BNCC propõe, com base na Constituição de 1988. “Entendemos que é preciso revisar os direitos de aprendizagem e conhecimento à luz dos princípios éticos, políticos e estéticos, de maneira a deixar mais explícitos os valores da liberdade de expressão e do posicionamento crítico, e o respeito à diversidade”, afirma Alessio Costa Lima, presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Tabuleiro do Norte/ CE.

As contribuições encerram a segunda etapa de consulta do documento, que teve sua primeira versão lançada em setembro de 2015. O próximo passo é a redação da terceira versão, que será entregue ao Conselho Nacional de Educação (CNE) pelo MEC ainda este ano. “O processo foi construído de forma muito madura e consciente, com a discussão de muitos professores e gestores. Seguimos em frente, com o apoio do Consed e da Undime, nesse processo vivo em busca dos melhores resultados possíveis”, diz o ministro Mendonça Filho.

A entrega do relatório ocorreu com a presença do Ministro da Educação, Mendonça Filho, e secretários do ministério.

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