Grupos de todo o país se apresentam durante a edição 2016 do Festival Nacional de Teatro Infantil em Feira de Santana

Cena da peça teatral Curupira.

Cena da peça teatral Curupira.

A Cooperativa de Teatro para a Infância e Juventude da Bahia – Cia. Cuca de Teatro promove a 9ª Edição do Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (FENATIFS), no período de 1º a 12 de outubro de 2016, na cidade Princesa do Sertão (BA).  Na semana da criança, grupos de todo o país realizarão mais de cinquenta apresentações de espetáculos teatrais, mostras e diversas expressões de linguagens voltadas para a infância e juventude, nos principais teatros da cidade de Feira de Santana, incluindo distritos, bairros e região metropolitana.  Os ingressos são vendidos no valor de R$ 30,00 (inteira) e R$15,00 (meia promocional para todos). Gratuito, mediante agendamento, para a rede pública de ensino e instituições. O e-mail de contato para agendamentos de grupos pode ser feito pelo: fenatifs.agendamento@gmail.com e as inscrições para as atividades paralelas (Palestra, Oficinas, Workshops) podem ser realizadas através do e-mail: fenatifs.atividadesparalelas@gmail.com. Mais informações pelo site: www.ciacucadeteatro.

O evento se diferencia por oferecer uma programação direcionada ao público infantil, além de viabilizar espaço e oportunidades para grupos de artistas que trabalham com espetáculos voltados ao público infanto-juvenil. “O FENATIFS é um espaço de oportunidades, que tem como objetivo movimentar, valorizar, debater e desenvolver o teatro para a infância e juventude.  No Brasil, são raros os festivais direcionados ao público infanto-juvenil. A iniciativa consolida a Bahia como polo de difusão e referência do teatro infantil brasileiro”, comenta Henrique Motté, diretor de produção do festival. O 9º Fenatifs tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, através do Edital Eventos Calendarizados 2013 – 2015 (prorrogado para 2016 através da Portaria 220 de 24 de novembro de 2015 da Secult – BA) e apoio institucional da Universidade Estadual de Feira de Santana, através do Centro Universitário de Cultura e Arte – CUCA.

Início da programação – Palestra com Lydia Hortélio

Um convite ao resgate da criança interior, o Fenatifs inicia sua programação na semana da criança, no dia 1º de outubro, às 8h no Teatro do CUCA em Feira de Santana, com uma palestra da etnomusicóloga e educadora Lydia Hortélio – A Criança Nova… Criança Eterna… O evento irá apresentar imagens da cultura infantil através dos tempos, traçando paralelos com o Brasil contemporâneo.

Durante a palestra, Lydia Hortélio aborda a representação da criança na arte dos povos: pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, poemas, aforismas, cantigas, brinquedos e fotos de crianças brincando. “Percorremos os tempos através de um grande acervo, levantados em museus, de várias partes do mundo. Temos imagens de dois mil anos antes de Cristo, brinquedos de crianças na Pérsia. Não se sabe o que é criança. Hoje estamos acostumados a ver imagens de crianças na escola, como se elas fossem seres que precisam ser preenchidos, como uma tábua rasa. Estamos esquecidos da criança, a beleza, o encanto, a graça. O momento é uma reflexão sobre o que é infância, através da exposição de imagens da criança ainda nova”, comenta Lydia Hortélio.

Abertura Oficial

Um Cortejo de Artistas, com muito teatro, circo e samba de roda, marca a abertura oficial da 9ª edição do FENATIFS – Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana, no dia 03 de outubro, às 14h, com saída do Centro de Cultura Amélio Amorim. Artistas representando grupos de vários estados percorrerão, em trenzinhos, Mini Trio e veículos, a avenida Presidente Dutra com destino a Avenida Getúlio Vargas. Além da anfitriã do FENATIFS, a Cia. Cuca de Teatro (FSA), a Turma do Biribinha (AL), Cia Arte e Riso (Umarizal-RN), Cia Boto Vermelho (RJ), Grupo Estação de Teatro (RN), Palhaço Tziu (BA) e Grupo Quixabeira da Matinha (BA) são alguns dos grupos que participarão do evento.

A primeira parada no centro da cidade será na Praça J. Pedreira. No local, acontecerão apresentações da Cia Arte e Riso (RN) e do palhaço Tziu (BA). Na sequência, o cortejo seguirá para o Mercado de Arte Popular, onde será finalizado com as apresentações da Turma do Biribinha (AL), do Grupo Estação de Teatro (RN) e do samba de roda do Grupo Quixabeira da Matinha (BA), um momento de festa com a participação de toda a comunidade. Para fechar as atividades do dia 03/09, será realizado o 1º COFFEENATIFS. O encontro irá reunir grupos para uma troca de experiências e saberes sobre a produção cultural para crianças e adolescentes.

Recorde de Inscrições e Formato do Fenatifs

Esta edição do evento teve recorde de inscrições. Ao todo, 169 espetáculos, de 15 estados brasileiros mais o Distrito Federal, manifestaram interesse em participar do festival, que tem a programação dividida em quatro mostras: Nacional, Interior do Nordeste, Jovens Talentos e Talentos Mirins. O número representa o dobro das inscrições realizadas em 2015. Em suas últimas edições, o FENATIFS atingiu um público de mais de 15 mil pessoas, sendo assistido de 2008 a 2015 por mais de 100 mil pessoas. “A procura pelo Festival tem sido cada vez maior. As escolas das redes pública e particular de Feira de Santana e Região já incluíram no seu calendário escolar a participação dos seus alunos no Fenatifs. Além disso, cresce cada vez mais o número de solicitações e pré-reservas das escolas de cidades vizinhas que almejam levar os seus alunos ao Festival”, ressalta Elizete Destéffani, Coordenadora Geral do Fenatifs.

Programação

Na 9ª Edição o Fenatifs, 15 estados brasileiros (Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal) estarão sendo representados em Feira de Santana-BA.

A Turma do Biribinha (AL) traz para o Fenatifs o Espetáculo Magia. A apresentação é um solo de Teófanes Silveira, o Palhaço Biribinha realiza um sonho antigo o de oferecer ao público uma oportunidade de ser parte do espetáculo. A Cia Cuca de Teatro (FSA) participará no festival com o Espetáculo Os Fogatas, Histórias Musicadas e com o seu Núcleo Circense apresentando o espetáculo Aprendizes do Picadeiro, a Cia Arte e Riso (Umarizal –RN) que se apresenta no festival com o espetáculo para o público jovem Meu Nome é Zé, uma cômica, satírica e escrachada história bem sugestiva, vivida durante pleito eleitoral, onde políticos lutam para chegar ao poder utilizando das mais diversas artimanhas e perseguições.

A Cia Boto Vermelho (RJ) se apresenta no festival com o premiado espetáculo Curupira, representando a trajetória de 20 anos do grupo. O espetáculo traz para o público infantil a história desse mito do folclore brasileiro, protetor de um lado, assustador de outro. Meio bicho, meio gente, meio assombração – se é que pode haver três meios. O Grupo Estação de Teatro (RN) que traz para o Fenatifs o mais novo espetáculo infantil do Grupo “Um sonho de Rabeca no Reino da Bicharada”, um projeto músico-teatral que envolve em um só momento lúdico, a contação de histórias e a cultura popular centrada nos temas da fauna nordestina e da música de rabeca. Entre muitas outras atrações.

Outras publicações

Fiéis de Feira de Santana mantém tradição no dia de Corpus Christi A festa religiosa reuniu centenas de católicos em Feira de Santana. Com muita criatividade e devoção, os fiéis confeccionaram os tapetes de Corpus C...
Em Feira de Santana, sociedade da Ativa Propaganda é desfeita Carlos Moacir de Athayde Mansur de Carvalho deixa sociedade na Ativa Propaganda. Os proprietários da Agência de Comunicação Ativa Propaganda (sediad...
Edição 2014 da Caminhada do Folclore anima o domingo em Feira de Santana Cena da Caminhada do Folclore 2014. Cena da Caminhada do Folclore 2014. Milhares de pessoas marcaram presença na avenida Getúlio Vargas, na manh...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br