Governador Rui Costa inaugura segunda etapa da Linha Vermelha de Salvador

Governo Rui Costa investe na infraestrutura viária de Salvador.

Urbanização da 2ª etapa da Linha Vermelha, Avenida Orlando Gomes, em Salvador. Governo Rui Costa investe na infraestrutura viária de Salvador.

A segunda etapa da Linha Vermelha será inaugurada pelo governador Rui Costa, neste domingo (04/09/2016), às 9h. A obra consiste em um sistema viário que irá desafogar o trânsito na região da BR-324 e do bairro de Águas Claras, que dá acesso às Cajazeiras, em Salvador.

Executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), a obra integra a futura Avenida 29 de Março, responsável pela ligação entre a Avenida Orlando Gomes – já duplicada pelo Governo – e a BR-324. Essas intervenções urbanas fazem parte da Linha Vermelha, corredor transversal que vai ligar Piatã ao Subúrbio Ferroviário da capital.

Com investimento de R$ 50 milhões, o novo sistema viário é formado por uma via marginal à BR-324, com extensão de cerca de 2 quilômetros, incluindo um viaduto sobre a Rua Celika Nogueira. O conjunto de novas vias totaliza 4,2 quilômetros e dispõe de alças de acesso à BR-324, além de uma pista apta a operar o BRT. Ciclovia, passeios com piso tátil, escadas, passagem para pedestres, sinalização e paisagismo completam a obra do Governo do Estado.

Trânsito e desenvolvimento

Com a entrada em operação do segundo trecho concluído da Linha Vermelha, a expectativa é que seja resolvido o problema crônico dos engarrafamentos no local. Para que isso ocorra, seis novas rotas para circulação de veículos estarão disponíveis. O novo sistema viário vai beneficiar quem mora e trafega por Águas Claras e outras milhares de pessoas que utilizam, diariamente, a BR-324. Também serão facilitados os acessos ao bairro de Cajazeiras, à Via Regional e à BA-528 (Estrada do Derba).

Os novos fluxos de tráfego do sistema – detalhados ao final deste texto – estarão disponíveis a partir do dia 7 de setembro, feriado da Independência do Brasil. De acordo com a Conder, a medida foi tomada para garantir que a adaptação dos motoristas às novas rotas ocorra sem transtornos para o trânsito, em um dia de pouca circulação de veículos na região.

Além de garantir mais fluidez no trânsito de uma das áreas mais populosas de Salvador, o novo sistema vai valorizar imóveis e empreendimentos comerciais da região. A expectativa é que essa área da capital baiana se transforme em um grande ponto de integração dos diferentes modais de transporte, tendo em vista que foi lançada, no dia 13 de agosto, a licitação para a ampliação da Linha 1 do metrô até Águas Claras-Cajazeiras. Também será construída futuramente na região a nova Estação Rodoviária de Salvador.

Outras publicações

Salvador | Museu Eugênio Teixeira Leal expõe ‘Arte Solidária’ Exposição "Arte Solidária". Belíssimas obras estão expostas para visitação no Museu Eugênio Teixeira Leal, doadas por inúmeros artistas de Salvador ...
Espetáculo ‘Por um futuro sustentável’ se apresenta em Salvador Cenas da peça teatral 'Por um futuro sustentável'. Com a proposta de mostrar as crianças sobre a importância de preservar os recursos naturais para ...
Fundo de Cultura da Bahia: o que significa? Governo da Bahia investe no desenvolvimento cultural através do Fundo de Cultura. Uma marca presente em cartazes e banners de divulgação de eventos ...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br