Governo Rui Costa inaugura moderna unidade de saúde em Feira de Santana

Fachada da UPA de Feira de Santana.

Fachada da UPA de Feira de Santana.

Será inaugurada na próxima terça-feira (27/09/2016), às 9h, a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA 24h) no município de Feira de Santana. O secretário da Saúde do Estado,  Fábio Vilas-Boas, visitou a unidade na sexta-feira (23/09/2016) e conferiu de perto os últimos detalhes antes do funcionamento.

“Estamos concluindo a instalação de equipamentos, a exemplo de computadores e impressoras, e o paisagismo”, destaca o titular da pasta da Saúde. A unidade estadual dispõe de 24 leitos de observação, sendo quatro para atendimento de pacientes críticos, além de laboratório clínico e diversos equipamentos para auxiliar o diagnóstico, tais como, raio-x, oftalmoscópio, laringoscópio e eletrocardiografia por telemedicina.

Com aproximadamente 150 funcionários, a UPA tem capacidade de atender até 450 pacientes por dia, que serão assistidos por uma equipe multiprofissional formada por médicos nas especialidades de clínica, cirúrgica, ortopédica e pediátrica, além de enfermeiros, farmacêutico, nutricionistas, bioquímicos, assistentes sociais e técnicos de enfermagem.

A unidade, que está localizada ao lado do Hospital Geral de Clériston Andrade (HGCA), funcionará 24 horas, sete dias por semana, e ampliará o acesso de pacientes aos serviços de urgência e emergência na região. A expectativa é que os casos de baixa e média complexidade sejam absorvidos pela unidade, reduzindo assim o volume de atendimentos de baixo e médio risco, que também vinham sendo realizados no HGCA.

Protocolo de atendimento

Os pacientes serão atendidos de acordo com os protocolos de Acolhimento com Classificação de Risco. Este é um instrumento internacional de ordenação e orientação da assistência, sendo um sistema de regulação da demanda dos serviços de urgência e emergência. Como se trata de uma unidade de emergência, os pacientes classificados como verde ou azul são considerados não urgentes e são atendidos em tempo superior aos classificados como laranja e vermelho, cujo atendimento é imediato.

Construção de novo hospital

Além da  UPA, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informa que com a construção de um novo Hospital Geral Cleriston Andrade, o hospital atual não será desativado.

Segundo a Sesab, a nova unidade será de grande porte, referência em atendimento às urgências e emergências, ambulatório especializado e contará com 333 leitos. Ela será subdividida em duas etapas, a primeira com 180 leitos e a segunda com 153 leitos, distribuídos em especialidades de média e alta complexidade, UTI Geral, atendimento às urgências e emergências clínicas e reabilitação em três especialidades básicas de: clínica, cirúrgica e terapia intensiva, e ainda serviço de diagnóstico e internação hospitalar, além da função de ser um hospital voltado para o Ensino e Pesquisa.

Outras publicações

Médico otorrinolaringologista explica como reconhecer quando a tosse é um sintoma da gripe A tosse é um mecanismo de defesa e de limpeza do organismo. A tosse é um mecanismo de defesa e de limpeza do organismo. Quando o problema persiste, ...
Mais de 10 mil acidentes registrados nas rodovias que cortam a Bahia em 2013, destaca deputada Graça Pimenta Deputada Graça Pimenta alerta condutores sobre cuidados no trânsito. Exatos 10.284 acidentes, com 789 vítimas fatais, e um aumento de 0,5% em compar...
Colbert Martins Filho e ACM Neto são denunciados pelo MPF ACM Neto, no período em que atuou como deputado federal. Segundo Congresso em Foco, 443 ex-parlamentares são acusados por peculato em caso revelado e...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br