Governador Rui Costa entrega ampliação do sistema de água da Região Leste e UPA em Feira de Santana

Governador Rui Costa inaugura investimentos nos setores da saúde e infraestrutura.

Governador Rui Costa inaugura investimentos nos setores da saúde e infraestrutura.

Centro de Reservação Norte de Feira de Santana.

Centro de Reservação Norte de Feira de Santana.

O Sistema Integrado de Abastecimento de Água do Setor Norte, em Feira de Santana, será inaugurado nesta terça-feira (27/09/2016), às 9h, pelo governador Rui Costa. A expansão do sistema irá atender aos bairros da Cidade Nova, Parque Ipê, Campo do Gado, Campo Limpo, dentre outros, melhorando a oferta de água tratada distribuída à região leste da cidade. Ainda em Feira, Rui também inaugura, às 9h25, a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA 24h), localizada ao lado do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA).

A tarde, o governador visita o município de Baianópolis, no extremo oeste da Bahia, para inaugurar investimentos nas áreas da saúde, abastecimento de água, energia elétrica, educação e infraestrutura.

UPA do Clériston Andrade

A unidade estadual dispõe de 24 leitos de observação, sendo quatro para atendimento de pacientes críticos, além de laboratório clínico e diversos equipamentos para auxiliar o diagnóstico, tais como, raio-x, oftalmoscópio, laringoscópio e eletrocardiografia por telemedicina.

Com aproximadamente 150 funcionários, a UPA tem capacidade de atender até 450 pacientes por dia, que serão assistidos por uma equipe multiprofissional formada por médicos nas especialidades clínica, cirúrgica, ortopédica e pediátrica, além de enfermeiros, farmacêutico, nutricionistas, bioquímicos, assistentes sociais e técnicos de enfermagem.

A unidade, que está localizada ao lado do Hospital Geral de Clériston Andrade (HGCA), funcionará 24 horas por dia, e ampliará o acesso de pacientes aos serviços de urgência e emergência na região. A expectativa é que os casos de baixa e média complexidade sejam absorvidos pela unidade, reduzindo assim o volume de atendimentos de baixo e médio risco, que também vinham sendo realizados no HGCA.

Centro de Reservação Norte de Feira de Santana

O Centro de Reservação Norte é um complexo formado por três grandes reservatórios, com capacidade para armazenar até 24 milhões de litros de água. A obra incluiu, além da instalação dos reservatórios, a implantação de uma adutora com 2,7 km de extensão e mais de 56 mil metros de rede de distribuição. “A região norte era a área do município em que ocorria maior incidência de desabastecimento. Com o Centro de Reservação, conseguiremos melhorar a distribuição de água naquela parte da cidade”, informa Euvaldo dos Santos Neto, gerente da Unidade Regional da Embasa em Feira de Santana.

A obra está beneficiando mais de 280 mil pessoas em bairros como Campo Limpo, Novo Horizonte, Gabriela, Pampalona, Pedra Ferrada, Feira VI, George Américo, Cidade Nova e Asa Branca. Com o novo complexo, será possível aumentar em até 30% a oferta de água para estes bairros. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 54 milhões na construção, entre recursos próprios da Embasa e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2/OGU). Após a solenidade do Centro de Reservação Norte, o governador vai inaugurar a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ao lado Hospital Geral Cleriston Andrade.

Baianópolis

À tarde, a partir das 13 h, o governador fará a entrega de um conjunto de obras no município de Baianópolis, no extremo oeste da Bahia, nas áreas da saúde, abastecimento de água, energia elétrica, educação e infraestrutura. Sua primeira atividade será a inauguração da Unidade Básica de Saúde Joelita Oliveira de Miranda, na Comunidade de Tabua.

Às 13h45, já na sede do município, o governador participa, na Rua Luís Eduardo Magalhães (em frente ao Mercado Espigão), da solenidade de inauguração do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água das localidades de Baixa Grande, Coqueiro e Redenção; da extensão de rede de energia elétrica na Comunidade de Tabua; assina ordem de serviço para pavimentação de ruas no bairro Mário Borges; entrega a Academia de Saúde de Lagoa Clara; e a ampliação da Escola Municipal Mateus Souza Vieira da localidade de Cocos.

Outras publicações

Prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta inaugura PSF do Parque Servilha  PSF Parque Servilha inaugurado nesta terça Garantia de acompanhamento médico. Com esta certeza, os moradores do loteamento Parque Servilha, situado ...
Caso ONG Instituto Brasil | MP atesta que não existe denúncia ou investigação contra Rui Costa O candidato da Coligação Pra Bahia Mudar Mais, Rui Costa, disse que a farsa eleitoral montada pela oposição está sendo desmontada. Documento do M...
Deputado José de Arimatéia acompanha entrega de veículos ao Conselho Tutelar de Feira de Santana Prefeito José Ronaldo promove ato no gabinete. Prefeitura de Feira de Santana recebe veículos. Deputado esteve em Feira de Santana nesta sexta (...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br