Feira de Santana: Projeto 15 Primaveras promove emponderamento para adolescentes da Escola Maria Antônia da Costa

Prefeitura de Feira de Santana dá sequência ao Projeto 15 Primaveras.

Prefeitura de Feira de Santana dá sequência ao Projeto 15 Primaveras.

Emponderamento feminino, responsabilidade pela própria vida e pelo futuro, preparação para as novas experiências de vida. Estes são alguns dos temas abordados durante todo o ano no Projeto 15 Primaveras, realizado pela Escola Municipal Maria Antônia da Costa, que fica no bairro Santa Mônica. O projeto, que está na quinta edição, promove um baile de debutantes para as alunas que completam 15 anos e não têm acesso à festa. A iniciativa acaba influenciando muito na formação das adolescentes.

No ano passado, o projeto ganhou ainda mais repercussão pela cobertura especial do Programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo. O apresentador Luciano Huck visitou a escola e deu uma projeção nacional ao projeto cujo principal foco é oferecer às jovens o acesso à informação e mais oportunidades.

Este ano, o baile 15 Primaveras vai acontecer na próxima terça-feira, 27. As debutantes e a equipe da Escola Municipal Maria Antônia da Costa vão receber amigos e familiares na Mansão 888 a fim de celebrarem a vida e a culminância do projeto. A iniciativa da equipe docente conta com diversos apoios e patrocínios de empresas e instituições feirenses.

A preparação para o evento vai muito além da festa. Desde março, as 24 alunas que estão envolvidas participam de oficinas com diferentes profissionais como advogados, psicólogos e assistentes sociais.

“Trouxemos diversos assuntos para as oficinas, as meninas aprenderam sobre emponderamento, sobre a força que elas próprias têm e que pode mudar a sua vida, a necessidade de ação e mesmo transformação para que isso aconteça. Mostramos que elas não podem esperar pelo príncipe encantado, que precisam ser responsáveis pelas próprias vidas”, explica a vice-diretora da escola, Ilnara Oliveira Brandão.

As estudantes discutiram a violência contra mulher, receberam orientações para estudar melhor e também dicas de beleza. “Este é um momento para que elas se enxerguem de outra forma. O projeto visa que estas garotas busquem o autoconhecimento, que elas se fortaleçam e corram atrás do que querem na vida”, argumenta Ilnara.

“Estava ansiosa por participar do 15 Primaveras. É um projeto muito lindo, já que realiza o sonho de muitas meninas. Aprendi várias coisas durante esses meses, como focar mais nos estudos e na minha vida para que eu consiga ter um futuro brilhante, ´ser alguém…´ Isso me ajudou a ser uma pessoa melhor e uma aluna mais dedicada”, garante a estudante Jalina de Sousa Santos.

As alunas colaboram ainda com a decoração da festa e aprendem fazendo. Nas últimas semanas, as meninas produziram com muita dedicação vários enfeites para as mesas, dentre os quais, bonecas feitas a partir de garrafas pet, que representam as próprias debutantes. Cada boneca possui uma cor de vestido (feitos com papelão e papel EVA), de acordo com os que serão usados pelas alunas.

“Acho o máximo a escola colaborar com o sonho de tantas garotas que não possuem condições de arcar com este momento especial”, relata a estudante Joiciele Porto da Silva. “Aprendemos a nos portar melhor, nos comportarmos de maneira educada. Isso é muito importante”, acredita.

Outras publicações

Prefeitura de Feira de Santana diz que Conselho não votou contas do Fundeb em reunião sem quórum, como afirma APLB Em nota, emitida hoje (07/10/2016), a Prefeitura Municipal de Feira de Santana negou que o Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do F...
Jovens da região do Parque Tecnológico recebem certificado de cursos O primeiro passo para o ingresso no mundo profissional foi dado sexta-feira (17/09/2010) por 263 jovens do Bairro da Paz, Mussurunga, Vila Verde e Ita...
Estudantes de direito da UEFS promovem evento de lançamento do livro sobre Luiz Carlos Prestes A Turma Elizabete Teixeira, formada por beneficiários da Reforma Agrária promove lançamento do livro “Luiz Carlos Prestes: o combate por um partido r...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br