Feira de Santana: FTC abre Semana do Idoso com seminário envelhecimento humano

FTC abre Semana do Idoso com seminário Envelhecimento Humano.

FTC abre Semana do Idoso com seminário Envelhecimento Humano.

O aumento da população idosa na sociedade contemporânea não é apenas um dado estatístico, mas uma realidade que requer reflexões e ações para garantir o envelhecimento saudável. Com esta visão, a FTC Feira de Santana iniciou a Semana do Idoso, nesta segunda-feira (26/09/2016), com um seminário sobre “Envelhecimento Humano e Saúde”. O evento faz parte do Projeto Fralda Solidária, realizado desde 2014, para arrecadar fraldas e produtos de higiene pessoal.

Reunindo no Auditório Professora Terezinha Mamona profissionais de Medicina, Enfermagem, Psicologia e Nutrição, além de professores e estudantes da área de Saúde, o seminário possibilitou a discussão de várias questões relacionadas ao idoso. Ao todo, cinco palestrantes se revezaram na abordagem de temas como conflitos e dilemas éticos de uma sociedade envelhecimento e a atuação da Geriatria, Psicologia e Nutrição na melhoria da qualidade de vida do idoso.

Além das palestras feitas pela enfermeira e professora Marluce Alves Nunes Oliveira, médica geriátrica Taciana Tiraboschi, psicóloga Monique Cerqueira e nutricionista Evelyn Araújo, os participantes do seminário compartilharam um relato de experiência sobre a atuação do profissional de Enfermagem em relação aos idosos institucionalizados, feito pela enfermeira Ana Mary Franco Freitas.

Aos alunos do 6º semestre de Enfermagem coube a organização da campanha de arrecadação de fraldas, que beneficiará o Lar do Irmão Velho. O evento integra a disciplina Atenção à Saúde do Idoso, ministradas pelas professoras Caroline Soledade e Ramaiana Gonzaga. “Não estamos promovendo uma ação isolada, mas dentro do que prevê a disciplina e também assegurando a continuidade do projeto”, destacou a coordenadora do curso, professora Hayana Leal Barbosa.

“É muito gratificante perceber que discentes e docentes estão integrados neste projeto e na promoção da saúde do idoso como um todo”, afirmou a diretora adjunta da Faculdade, professora Marcly Amorim Pizzani, na abertura do evento. Ela ressaltou que a preocupação da FTC vai além da formação profissional, especialmente na área de Saúde, que requer profissionais capacitados, mas sobretudo humanizados.

O seminário foi marcado por momentos de emoção, como o relato da vivência de uma enfermeira no Lar do irmão Velho – instituição para a qual serão destinadas as fraldas arrecadadas na campanha – a apresentação do Sublime Coral da Igreja Batista Missão Evangélica. A programação contou ainda com a participação dos cantores Silvana Marques e Leonardo Lélis.

Outras publicações

Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 29 de Novembro de 2014 Os grandes anfitriões de hoje na Estação da Musica, cronista Zé Coió e sua filha Carla Ongarato, à frente do Trofeu Imprensa. O famoso cantor Gil...
Feira registra três assassinatos no feriado de Tiradentes A onda de violência continua deixando a sua trilha e rastros sangrentos na sociedade feirense, de acordo com registros feitos pela Polícia Civil, três...
Em Feira de Santana, Sustentare emite nota onde afirma que subsolo no entorno do aterro da empresa não está contaminado Audiência Pública da Sustentare ocorrida na Câmara de Feira de Santana. A Sustentare Serviços Ambientais S/A encaminhou nota à redação do Jornal Gra...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br