Feira de Santana: cardiologista realiza palestra sobre desafios do coração

Médico Joberto Sena palestra sobre cardiologia.

Médico Joberto Sena palestra sobre cardiologia.

“Desafios do Coração” é o tema da palestra do cardiologista Joberto Sena, diretor do Departamento de Prevenção Cardiovascular (Funcor) da Sociedade Brasileira de Cardiologia Seção Bahia (SBC-BA), nesta quarta-feira (28/09/2016), no auditório da Procuradoria-Geral do Estado da Bahia (PGE-BA), no CAB. Promovido pela Associação dos Procuradores do Estado da Bahia (APEB), o evento faz parte do ciclo de ações de reforço à campanha “Setembro Vermelho – Siga seu Coração”, desenvolvida pelo Instituto Lado a Lado pela Vida e apoiada pela associação. Durante todo o dia, a Vital Med estará na PGE fazendo exames gratuitos de aferição da pressão e, de manhã, de glicemia, que necessita de jejum de oito horas, no mínimo.

Segundo a vice-presidente da APEB, Cristiane Guimarães, diante dos números alarmantes relacionados às disfunções cardiovasculares, a inciativa surge como forma de conscientizar os procuradores e servidores dos riscos e como preveni-los. “As doenças do coração foram responsáveis por mais de três milhões de mortes no Brasil, de 2004 a 2013, segundo a própria SBC. É uma morte a cada 40 segundos. Por isso, decidimos realizar esse debate e abraçar a campanha, que tem como principal objetivo alertar a população sobre os riscos dos problemas cardiovasculares e os cuidados necessários à sua prevenção”, explica.

A palestra será dividida em dois momentos. No primeiro, Joberto traçará um panorama sobre as doenças coronárias, com foco em seus fatores de riscos e nos hábitos saudáveis capazes de evitá-las. Já no segundo, ele fará uma explanação sobre a parada e a ressurreição cardíacas, com orientações de como identificar e agir, nos primeiros momentos, quando alguém estiver tendo uma parada cardíaca. “A recomendação é informar e difundir o conhecimento com o objetivo de organizar o atendimento de forma lógica e efetiva numa sequência conhecida como corrente de sobrevivência”, comenta o cardiologista.

“A corrente de sobrevivência envolve o reconhecimento rápido da vítima de parada cardíaca e a ativação imediata do sistema médico de emergência, além da realização de manobras de reanimação precoce com ênfase nas compressões torácicas; desfibrilação precoce; suporte avançado precoce e cuidados integrados pós-parada cardiorrespiratória”, diz o cardiologista, acrescentando que “será uma oportunidade de discutir de forma interativa os temas”.

Doenças cardiovasculares em números

– As doenças cardiovasculares (DCV`s) afetam, anualmente, no Brasil, cerca de 17,1 milhões de vida.  São registradas no país 300 mil mortes todos os anos em decorrência destas doenças, que podem se manifestar, principalmente, como infartos, derrames e mortes súbitas.

– Quase metade dos que morrem devido a doenças cardiovasculares estão no período mais produtivo da vida – entre 15 e 69 anos de idade.

– Pelo menos, 80% das mortes prematuras podem ser evitadas por meio de dieta saudável, atividade física regular, restrição ao tabaco e ao álcool e pelo controle efetivo da pressão arterial.

– A pressão alta é o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares. Cerca de 80% das pessoas que sofrem derrame são hipertensas. 40% e 60% dos pacientes com infarto apresentam hipertensão associada.

Outras publicações

Acusado de trafico de drogas é preso no bairro Campo Limpo, em Feira de Santana Policiais Civis da Delegacia de Homicídios (DH) de Feira de Santana prenderam na tarde desta quarta-feira (27/02/2013), Anderson Silva Santa Rosa, mor...
Prefeito de Feira de Santana recebe diretor do Sistema Pazzi e o convida para participar de campanha municipal Um rápido balanço das ações desenvolvidas no Governo Municipal no ano de 2010 foi apresentado, na manhã desta terça-feira (18/01/2011), pelo prefeito ...
Deputado Zé Neto critica Colbert Martins e diz que político deve estar atento para os problemas com o projeto do BRT da Prefeitura de Feira de Santana Zé Neto rebate crítica de Colbert Filho com falhas no projeto municipal do BRT. Colbert Martins da Silva Filho (Colbert Filho) é duramente critic...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br