Exposição fotográfica conta história de Feira de Santana a partir das lagoas

Mostra de fotografia esteve aberta ao público no Mercado de Arte Popular de Feira de Santana.

Mostra de fotografia esteve aberta ao público no Mercado de Arte Popular de Feira de Santana.

A história do município de Feira de Santana abordada a partir da perspectiva de seus mananciais hídricos. Essa é a proposta da exposição fotográfica “Santana dos Olhos D`água, o Paraíso das Lagoas”, que esteve aberta ao público no Mercado de Arte Popular até esta quinta-feira (22/09/2016).

Quem prestigiou a mostra pôde descobrir um pouco da história do município através de uma visita assistida pelos ambientalistas e organizadores da iniciativa, João Dias e Rafael Medeiros. A exposição se desloca na sexta-feira, 23, para o Colégio Estadual Georgina Soares Nascimento.

A mostra tem o objetivo de levar a história do município aos estudantes e à comunidade feirense através de seus espelhos d`água. A exposição apresenta fotografias não só de lagoas feirenses como a Lagoa Subaé e a Lagoa Grande, mas também do Rio Jacuípe, Paraguaçu, entre outros.

João explica a origem e o significado de alguns dos nomes que os mananciais hídricos de Feira de Santa receberam. “A palavra Jacuípe, significa Rio dos Jacus. Esta era uma ave endêmica que habitava a beira do rio quando a região era povoada por indígenas. A antiga Lagoa Mangabeira passou a ser conhecia como Chico Maia por que ele passou a defendê-la pessoalmente e as pessoas costumavam perguntá-lo ´a lagoa é sua, Chico Maia?´”, relata o ambientalista.

“Feira de Santana precisa resgatar a sua história que está presa a essas lagoas. O objetivo desta exposição é que as escolas, a sociedade, além de aprenderem sobre nossa história, também aprendam a preservar nossos mananciais”, afirma João. Rafael completa a fala do seu colega afirmando que o objetivo da exposição é justamente promover a sensibilização da população acerca desses recursos hídricos.

O evento foi organizado tanto em comemoração ao Dia da Árvore quanto à semana do aniversário de Feira de Santana. O evento é também relacionado ao projeto Fractais do Meio Ambiente, lançado no Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo na manhã de quarta-feira, 21.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Facebook do JGB

Publicações relacionadas

+ Publicações >>>>>>>>>

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br