Encontro de Líderes abre Semana Sebrae em Feira de Santana

Empresário João Batista discursa na abertura do encontro de Líderes.
Empresário João Batista discursa na abertura do encontro de Líderes.
Empresário João Batista discursa na abertura do encontro de Líderes.
Empresário João Batista discursa na abertura do encontro de Líderes.

Abrindo a Semana Sebrae de Capacitação Empresarial em Feira de Santana, nesta terça-feira, (30/08/2016), a cidade recebeu a segunda edição do Encontro de Líderes, voltado para empreendedores e lideranças do município. O evento foi realizado na Câmara de Dirigentes Lojistas local.

A noite foi marcada pela megapalestra “Lições do Topo”, da renomada jornalista Cristiane Correa, especialista em Publishing. Ela também é autora do best-seller “Sonho Grande”, que narra a trajetória dos empresários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, e do recente “Abilio – Determinado, Ambicioso, Polêmico”, sobre experiências do maior empresário do varejo no Brasil.

A partir de características como disciplina, ambição e resiliência, Cristiane traçou o perfil do empresário de sucesso e apresentou desafios da trajetória dos quatro grandes empresários do país que também podem ser enfrentados por quem tem uma pequena empresa ou pensa em abrir seu próprio negócio.

A empresária Jozétia Fonseca Fernandes, dona da clínica de odontologia e radiologia Vox Imagem, sempre busca cursos voltados para o aprimoramento da sua administração. “Quando falam em liderança, o tema já chama atenção, pois estamos sempre vivenciando isso. Gostei de ouvir sobre disciplina e foco e buscarei melhorar a cada dia”, revela.

Resultado de uma parceria do Sebrae com o programa Feira Empreende, a iniciativa tem por objetivo estimular o surgimento de novas ideias, integrando ações voltadas ao desenvolvimento de um bom ambiente de negócios para Feira de Santana. “Através da Semana de Capacitação e do Encontro de Líderes, chamamos a atenção para a importância de mudanças, melhorias no dia a dia das organizações e do papel de liderança, seja ela de entidades empresariais ou do empresário dentro de seu próprio negócio”, destaca o gerente regional do Sebrae, Isailton Reis.

Num segundo momento, o empresário João Baptista Ferreira, líder do Feira Empreende e do Núcleo de Panificação de Feira de Santana, apresentou aos participantes aprendizados e acertos relevantes na sua formação profissional e que resultam na sua história de sucesso. Em seguida, foi aberto espaço para perguntas para Cristiane e João sobre empreendedorismo e vivência profissional, possibilitando a troca de experiências entre palestrantes, empresários e líderes de entidades locais.

‘’Entendo que é preciso que essas coisas aconteçam. Esse é apenas o segundo encontro e os empresários vão entender que é um evento fantástico para todos, importante para dinamizar o empreendedorismo em Feira de Santana. Vamos criar foco naquilo que precisamos fazer, com os pensamentos ‘eu quero fazer, vou fazer e um dia chego lá!’”, ressaltou Baptista.

Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (ACEFS), Marcelo Alexandrino, o encontro de líderes trouxe temas importantes para o empresariado local. “Foi importantíssimo e muito interessante para todos. A palestra Cristiane, por exemplo, foi extremamente empolgante ao mostrar o sucesso de empresários e quebrar algumas amarras, que eu particularmente sinto no país, em relação à ambição e meritocracia”, disse.

O evento reuniu líderes de entidades que compõem o Feira Empreende, parceiras do Sebrae na iniciativa, como: Luís Mercês, presidente da CDL de Feira; Edison Nogueira, presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário de Feira de Santana e Região (Sindvest); Antônio Luiz Sampaio, coordenador regional da FIEB em Feira de Santana; André Régis, presidente do Centro das Indústrias de Feira de Santana (CIFS) e Luiz Fernando Kunrath, presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos de Feira de Santana (Simmefs).

Semana na região

Durante a abertura da Semana Sebrae no nordeste baiano, mais cedo, Antas e Ribeira do Pombal receberam a palestra “A Importância do Controle de Fluxo de Caixa e Capital de Giro”, tema também apresentado na cidade de Tucano, durante a abertura da Semana Sebrae no nordeste baiano, na segunda-feira, 29.

Já Lajedinho e Itatim receberam, nesta terça-feira, oficinas com a temática voltada para o agronegócio. Custos Para Produzir No Campo e Despertando para o Associativismo no Campo foram os temas, respectivamente, abordados nessas cidades.

A segunda edição da Semana Sebrae de Capacitação Empresarial, maior evento da Bahia voltado para os pequenos negócios, acontece até este sábado, dia 3 de setembro. Ao todo, estão disponíveis 30 mil vagas em Salvador e mais 50 cidades baianas. As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.semanasebrae.com.br. Em Salvador, o evento acontece no Fiesta Convention Center e estão disponibilizadas mais de 16 mil vagas. Os eventos custam R$20 ou R$50, além de algumas opções gratuitas.

Contribuir para o desenvolvimento e crescimento dos pequenos negócios e incentivar o empreendedorismo são alguns dos objetivos do evento. As capacitações incluem temas como associativismo, cenários econômicos, competitividade, design, empreendedorismo, estratégias, finanças, geração de valor, gestão empresarial, inovação, liderança, marketing e vendas, modelo de negócio, motivação, planejamento, produtividade, recursos humanos, startup, sustentabilidade, turismo, varejo e consumo.

Na capital baiana, o evento conta com o apoio da República Interativa e patrocínio do Banco do Nordeste e Intel.

Agenda

Quando: até 03 de setembro de 2016

Onde: Fiesta Convention Center, em Salvador, e mais 50 cidades

Inscrições: http://www.semanasebrae.com.br

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141146 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.