Eleições 2016 – Salvador: sete chapas concorrem à prefeitura; duas mulheres estão na disputa

Vista aérea da periferia Salvador. População de maioria negra evidencia elevado nível de alienação política.

Vista aérea da periferia Salvador. População de maioria negra evidencia elevado nível de alienação política.

Sete chapas concorrem nas eleições para o comando do Palácio Tomé de Souza, sede da prefeitura municipal de Salvador. Entre os candidatos, duas mulheres entram na disputa, que tem como marca a participação de membros dos legislativos estadual e federal. Já para a Câmara Municipal, 1.056 candidatos estão em campanha e disputam as 43 vagas do legislativo.

Entre os candidatos ao executivo, está o atual prefeito ACM Neto (DEM), que tenta a reeleição pela coligação Orgulho de Salvador, composta por 15 partidos, como PMDB e PSDB. ACM Neto é graduado em Direito e tem 37 anos. Quem compõe a chapa para vice-prefeito é o deputado estadual, Bruno Reis (PMDB).

Uma das mulheres que disputam a prefeitura é a deputada federal Alice Portugal (PCdoB), pela coligação Sim para Salvador, composta por cinco partidos, como PT e PSB. Alice Portugal é farmacêutica por formação e, aos 57 anos, está no terceiro mandato como deputada. Sua candidata a vice é a deputada estadual Maria Del Carmen (PT).

O terceiro nome que concorre à prefeitura da capital baiana é a atual vice-prefeita, Célia Sacramento (PPL), que não tem coligação. Aos 49 anos, a professora universitária divide a chapa com a pedagoga Rivanda Mendonça (PPL). Célia Sacramento foi eleita na chapa do prefeito ACM Neto, em 2012, quando ainda era filiada ao PV. Em 2016, prefeito e vice-prefeita se desentendem e Célia acusa ACM Neto de superfaturamento de obras. À época, o prefeito ameaçou processar Célia.

Outra chapa para a prefeitura soteropolitana é a do capitão da reserva do Exército e administrador Cláudio Silva (PP), da coligação Salvador Merece Mais, composta pelos partidos PP e PR. Cláudio Silva tem 51 anos e faz parte da chapa, ao lado da engenheira Dinamene Meireles (PP), que concorre como vice-prefeita.

O analista de sistemas Rogério da Luz (PRTB), 48 anos, concorre ao cargo de prefeito pelo própro partido, sem coligação. Compondo a chapa como vice, está o empresário Antônio Neto.

O sexto candidato que vai aparecer por ordem alfabética nas urnas é o professor universitário e sociólogo, Fábio Nogueira (PSOL), 38 anos, que concorre pela chapa Agora é Com a Gente, composta pelo PSOL e REDE Sustentabilidade. Ao lado dele, concorre para vice-prefeito o músico Babuca (REDE).

O último concorrente para comandar a prefeitura de Salvador é o Pastor Sargento Isidório (PDT), da coligação Agora é a Vez do Povo, composta por cinco partidos, entre eles, o PSL. O Deputado Estadual, de 54 anos é técnico em enfermagem e divide a chapa com o engenheiro Bassuma (PROS) para vice.

Eleitores

Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), dos 2,9 milhões de habitantes de Salvador, 1.948.154 estão aptos a votar. O total de eleitores na capital baiana é, portanto, equivalente a 66% da estimativa populacional feita pelo IBGE.

Do total de eleitores, mais de 1 milhão se declara de gênero feminino, o que equivale a 54%, enquanto 46% se declaram de gênero masculino. Em relação à faixa etária, os maiores grupos são os eleitores entre 25 e 49 anos (54%). Apenas 0,13% corresponde aos jovens de 16 anos, idade mínima permitida para a obtenção do título de eleitor. Entre 17 e 24 anos, os eleitores somam 13% do total. Quem tem entre 50 e 79 anos responde por 29,5%. Idosos acima dos 79 anos representam 3,2% do eleitorado soteropolitano.

No que se refere à escolaridade, os eleitores soteropolitanos analfabetos são quase 2% do total, enquanto quase 7% apenas lê e escreve. Cerca de 34% das pessoas cursaram apenas o ensino fundamental, completo ou incompleto. O ensino médio é a escolaridade mais comum entre os eleitores de Salvador: pouco mais de 46% cursaram até o fim ou não concluíram. E em relação ao nível superior, apenas 6% têm diploma de graduação, já que 4,25% não concluíram a faculdade.

Outras publicações

ABM entrega carta de intenções aos presidenciáveis que participam de Congresso em Salvador A Associação Brasileira dos Municípios (ABM) irá apresentar durante o 11° congresso da entidade, que acontecerá em Salvador entre os dias 25, 26 e 27 ...
Debate da Band: internautas elegem Segurança o tema de maior interesse Candidatos à Prefeitura apresentam suas propostas para o Rio e tentam conquistar eleitor no primeiro confronto de ideias das Eleições 2016. A Band R...
Rio 2016: Salvador tem duas partidas de futebol masculino e programação musical Pelourinho tem programação especial em dias de jogos nas Olimpíadas. Salvador recebe, nesta quinta-feira (04/08/2016), na Arena Fonte Nova, duas par...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br