Desafio Oggi Alto Paraguaçu: mulheres batem recorde de participação na 4ª edição da prova de moutain bike

Desafio Oggi Alto Paraguacu.

Desafio Oggi Alto Paraguacu.

A cidade de Mucugê, localizada a 449 km de Salvador na Chapada Diamantina, foi sede da 4ª edição do Desafio Oggi Alto Paraguaçu de Mountain Bike (MTB), nos dias 10 e 11 de setembro de 2016.

O encontro, que contou com a participação de cerca de 450 atletas e teve público de aproximadamente mil participantes, fez parte do Campeonato Baiano e Brasileiro de Ciclismo XCM, com a prova de Cross Country Maratona (XCM), que tem percursos de 60 km e até 160 km.

O evento contou com apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), uma autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre).

A cerimônia de premiação contou com a participação da Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia, Olívia Santana, que também foi madrinha do evento, e do Diretor Geral da Sudesb, Elias Dourado.

Durante pronunciamento, a Secretária Olívia Santana destacou sua satisfação em ser madrinha da prova e também por constatar que as mulheres estão ocupando espaços nos esportes que eram tidos tipicamente como masculinos, como é o caso das provas de mountain bike, já que foi divulgado pela organização do evento que esta foi a prova com maior número de competidoras, cerca de 50 mulheres.

Marla Piovesan, empresária e atleta, participa há três anos de provas de mountain bike e é uma das referências baianas em campeonatos nacionais. Nesta edição, ela ficou em primeiro lugar na modalidade Master feminina e afirmou que é gratificante participar das provas e que fica feliz em estar no Desafio Oggi, pois o espaço das mulheres vem sendo cada vez mais reconhecido: “Já sofri mais preconceito. Agora, os homens estão se conscientizando e passando a respeitar mais as mulheres neste espaço”, explicou.

O Desafio Oggi tem como objetivos proporcionar o bem estar social através do esporte e promover o uso sustentável do meio ambiente que é o palco das provas, trazendo ganhos significativos para o local que o sedia, como a região da Chapada Diamantina, em especial o município de Mucugê.

Outras publicações

Secretaria da Agricultura quer PAC do Semiárido para convivência com a seca  O secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, vai propor à presidente Dilma Rousseff a criação do PAC do Semiárido, com o...
Copa 2 de Julho de futebol Sub-17 começa nesta quarta-feira As atenções do cenário do futebol baiano, brasileiro e até internacional estarão voltadas para a Bahia a partir desta quarta-feira (14/07/2010), quand...
Governadoe eleito Rui Costa busca recursos para a Bahia no Ministério da Saúde O governador eleito da Bahia, Rui Costa, solicitou ao ministro da Saúde a liberação das emendas parlamentares individuais apresentadas ao Orçamento d...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br