Deputado Marcelino Galo elogia generosidade de Lia Robatto em doação de acervo sobre Dança

Lia Robatto doa de acervo sobre Dança.

Lia Robatto doa de acervo sobre Dança.

A coreógrafa, autora de livros sobre dança e produtora cultural, Lia Robatto, doou para o Centro de Memória da Bahia da Fundação Pedro Calmon  seu acervo físico e digital, compostos por cartazes de espetáculos, programas, estudos, registros de imprensa, fotos, filmagens e outros elementos, que serão disponibilizados para estudos, pesquisas e fruição para toda população.

Presente na apresentação do projeto Memória e Dança na Bahia: acervo Lia Robatto, o deputado estadual Marcelino Galo (PT) elogiou a generosidade da artista com a Bahia e destacou a importância da preservação dos acervos para a memória da cultura da dança no Brasil, para a produção, distribuição e acesso ao conhecimento de uma das três principais artes cênicas da antiguidade.

“A Bahia, que é pioneira na profissionalização da dança, agradece a generosidade de Lia Robatto em doar tão importante acervo ao Centro de Memória da Bahia. Esses ricos documentos, agora de acesso público, são fundamentais para a produção de conhecimento, reprodução e preservação desta magnifica cultura”, afirmou Galo, que ano passado concedeu a Comenda 2 de Julho a Lia Robatto e outras personalidades da dança na Bahia.

Radicada em Salvador desde os 17 anos, onde constituiu família, a paulista Lia Robatto implantou a Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), o Balé do Teatro Castro Alves, criou em 1970 o Grupo Experimental da Dança, integrou o Conjunto de Dança Contemporânea da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde se formou dançarina. Foi professora das escolas de Dança e Teatro da UFBA. É Diretora Artística da área de dança do Projeto Axé desde 1998 onde criou a Gicá Cia. Jovem de Dança.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Facebook do JGB

Publicações relacionadas

+ Publicações >>>>>>>>>

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br