Conselho Brasileiro de Oftalmologia reconhece Residência Médica em Feira de Santana

Os médicos Alex Ozores e Clara Afonso, membros da equipe de profissionais do Hospital de Olhos (HCOE) comemora aprovação da Residência Médica.

Os médicos Alex Ozores e Clara Afonso, membros da equipe de profissionais do Hospital de Olhos (HCOE) comemora aprovação da Residência Médica.

O Hospital de Olhos (HCOE) passou a fazer parte do destinto grupo de instituições que possuem cursos de especialização credenciados ao Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). O resultado do credenciamento do Programa de Especialização Médica em Oftalmologia Clínica e Cirúrgica foi divulgado no último final de semana, durante o 60º Congresso Brasileiro de Oftalmologia, que aconteceu em Goiânia (GO).

De acordo com a coordenação do Programa, o credenciamento do CBO representa um importante passo. “Alcançar o credenciamento do CBO significa atender a critérios específicos no que diz respeito à qualificação do corpo docente, estrutura física e, principalmente, condições favoráveis para a formação de excelência desses médicos que escolheram exercer a oftalmologia. Estamos muito felizes com a notícia”, afirmou a Professora Doutora em Neuroftalmologia pela Universidade de São Paulo (USP), Clara Afonso, coordenadora médica da Residência.

O processo de credenciamento de Cursos de Especialização, realizado pelo CBO, inclui a análise da justificativa enviada pela instituição solicitante, do Contrato Social em que o ensino precisa constar nas finalidades da instituição, avaliação dos programas de Ensino Teórico e Prático do Curso, além da análise do currículo Lattes de todos os docentes do Programa. O serviço que se enquadrar nos critérios estabelecidos pelo Conselho é vistoriado e, posteriormente, indicado pela Comissão de Ensino para submissão ao Conselho Deliberativo.

Para Dr. Alex Ozores, chefe do Serviço de Residência, o credenciamento do Programa é o resultado de grande empenho. “Esta conquista é o fruto de muito trabalho e dedicação, além do investimento por parte do Hcoe”, considerou.

Residência Médica Hcoe

A residência médica é uma espécie de pós-graduação, que na medicina funciona sob a forma de curso de especialização oferecido por instituições de saúde. Durante todo período que, em Oftalmologia é de três anos, os médicos residentes são orientados e supervisionados por médicos tutores.

Segundo a coordenadora médica, o programa de residência do Hcoe é desenvolvido, essencialmente, no Sistema Único de Saúde (SUS), uma forma de ampliar o acesso da população aos médicos especialistas. Atualmente 14 médicos participam do Programa de Especialização do Instituto Hcoe, que é o Centro de Estudos do Hospital.

Outras publicações

Reencontros e emoção no lançamento da biografia de Claudio Vieira na FTC de Feira de Santana “Estou em casa”, diz o escritor Claudio Vieira ao reencontrar ex-colegas da Faculdade. Ele não gosta da palavra superação. Talvez por preferir valor...
Postos de combustíveis são notificados por preço abusivo em Feira de Santana Vista aérea de Feira de Santana. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia) O aumento de preço nas bombas de combustíveis em Feira de Santana foi ...
Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 03 de outubro de 2014 Ana Lucia Martins e Bruna Martins à frente do Mignon, com sucesso. O cantor e compositor Beto Pitombo lançou seu novo disco. O empresário Lul...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br