Coluna de Antônio José Larangeira de 30 de setembro de 2016

O suplente de deputado federal  Zé Chico alvo de brutal violência.

O suplente de deputado federal Zé Chico alvo de brutal violência.

Escritor e desembargador aposentado Raymundo Pinto.

Escritor e desembargador aposentado Raymundo Pinto.

Ana Lybia e Gledson Santana com Silvio Pedra.

Ana Lybia e Gledson Santana com Silvio Pedra.

Carta pedindo desculpas

Acuso recebimento de uma correspondência do desembargador Raymundo Pinto, com o seguinte teor: “ Prezado Antonio José/Antes de tudo, receba minhas sinceras desculpas pelo lamentável mal-estar que certamente provoquei em você. Vou tentar, nas linhas seguintes, explicar a minha versão sobre os fatos ocorridos. Como você sabe, fui professor de História aí em Feira e até escrevi um livro sobre o assunto. Logo que li a informação, na sua coluna do dia 9 de setembro, de que a Rádio Sociedade teria sido fundada pelos Frades Capuchinhos, não resisti ao impulso de lhe enviar uma mensagem educada corrigindo o equívoco. Esperava que você aproveitasse o ensejo para esclarecer seus inúmeros leitores. Por razões que desconheço, você se recusou a divulgar meus esclarecimentos, não dando importância ao meu testemunho dos reais fatos históricos. Respeito sua posição. Somente hoje (sábado – dia 24) um conhecido meu, residente em Feira, me trouxe um exemplar do “Jornal Noite Dia”, de Zé Coió, que circulou na sexta-feira, dia 16. Para minha surpresa, o referido editor deu enorme destaque – na primeira página e até com uma foto minha – à mensagem que remeti a ele, com cópia do e-mail que mandei para você. Minha intenção, ao juntar o e-mail dirigido a você, foi exclusivamente que ele ficasse sabendo dos detalhes de como eu acompanhei os fatos da época. Não era para ser publicado. Observe que, na mensagem remetida a Zé Coió, solicitei que ele se engajasse também na campanha com vistas a corrigir uma injustiça que se faz com Pedro Matos. NUNCA IMAGINEI que ele publicaria, na íntegra, o e-mail que lhe mandei. Reconheço que isso criou um constrangimento para você, caro Antonio José. Renovo minhas sinceras desculpas. Queria apenas que o jornal aproveitasse os dados que forneci e iniciasse ou aderisse a um movimento em prol de exaltar a figura do homem que fundou a primeira emissora de rádio no interior da Bahia.    Espero que o incidente – lamentável, repito – não afete a nossa aproximação. Afinal, somos confrades na Academia Feirense de Letras e admiro seu trabalho como jornalista e grande divulgador dos acontecimentos de Feira de Santana, minha terra natal. Cordialmente, Raymundo Pinto. “   Amigo escritor e desembargador, não há o que desculpar. Daqui os meus cumprimentos e respeito.

Semana do Idoso

O aumento da população idosa na sociedade contemporânea não é apenas um dado estatístico, mas uma realidade que requer reflexões e ações para garantir o envelhecimento saudável. Com esta visão, a FTC Feira de Santana iniciou a Semana do Idoso, na segunda-feira,26, com um seminário sobre “Envelhecimento Humano e Saúde”. O evento faz parte do Projeto Fralda Solidária, realizado desde 2014, para arrecadar fraldas e produtos de higiene pessoal. Reuniu no Auditório Professora Terezinha Mamona profissionais de Medicina, Enfermagem, Psicologia e Nutrição, além de professores e estudantes da área de Saúde.

Obituário

Faleceu domingo, em Salvador, a senhora Laura   Amelia Leite Mendes Tavares, irmã de Misael Tavares, fato que enlutou a sociedade baiana.

Outro fato triste desta semana, foi a morte também na capital, do amigo e crítico de arte, Aldo Tripodi, figura defensora das artes visuais da Bahia, com quem tive um bom relacionamento de amizade.

Violência politica

Num ato de estupidez, o suplente de deputado federal Zé Chico (DEM), que participava de uma caminhada do candidato a prefeito de Feira de Santana José Ronaldo de Carvalho (DEM), no bairro da Jussara, foi atingido por uma pedrada, que o deixou desacordado. Apesar de algumas opiniões tendenciosas de interessados, o fato poderia ter ocorrido contra qualquer pessoa ou mesmo de outro segmento partidário adverso, todavia foi caracterizado como um absurdo esta ação de brutalidade e violência.

Outras publicações

Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 29 de abril de 2010 Prefeito Empreendedor O prefeito Tarcízio Pimenta está entre os 12 finalistas escolhidos  para disputar o Prêmio Prefeito Empreendedor, que é uma açã...
Confira a coluna de Antônio Larangeira de 11 de maio de 2010 Meio ambiente A Comissão de Meio Ambiente, Direitos Humanos e Direito do Consumidor se reuniu na quinta-feira (06/05/2010), com a promotora de Meio A...
Confira a coluna de Antônio Larangeira de 1 de março de 2010 Vista aérea da Praça Jackson do Amauri em Feira de Santana. A economia de Feira de Santana obteve no ano de 2009 saldo comercial positivo de US$ 18.0...

Sobre o autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.