Coluna de Antônio José Larangeira de 29 de setembro de 2016

Governador Rui Costa que inaugurou uma unidade  da UPA em Feira de Santana, ao lado do secretário da Saúde Fabio  Vilas Boas, deputado Zé Neto e o diretor geral do Hospital Cleriston Andrade, o executivo de saúde Jose Carlos Pitangueira.

Governador Rui Costa que inaugurou uma unidade da UPA em Feira de Santana, ao lado do secretário da Saúde Fabio Vilas Boas, deputado Zé Neto e o diretor geral do Hospital Cleriston Andrade, o executivo de saúde Jose Carlos Pitangueira.

Amanhã, mais um almoço da Confraria dos Gastrônomos e desta vez na churrascaria Los Pampas, capitaneado pelo presidente Clovis Barros Figueiredo. No flash com Armando Sampaio.

Amanhã, mais um almoço da Confraria dos Gastrônomos e desta vez na churrascaria Los Pampas, capitaneado pelo presidente Clovis Barros Figueiredo. No flash com Armando Sampaio.

O candidato a vereador Luzico Paim, ladeado por sua mãe professora  Anaci Paim e seu irmão Luciano.

O candidato a vereador Luzico Paim, ladeado por sua mãe professora Anaci Paim e seu irmão Luciano.

Mais faculdades de Medicina

O Ministério da Educação (MEC) publicou dias atrás, portaria que divulga os municípios e instituições de educação superior selecionados para implantar cursos de medicina em diferentes cidades do país, quando serão abertas até 2.355 vagas para a formação de médicos distribuídas em 37 cidades de dez estados. Na Bahia, seis organizações institucionais foram selecionadas nas cidades de Alagoinhas (Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá); Eunápolis (Pitágoras – Sistema de Educação Superior Sociedade Ltda); Guanambi (Sociedade Padrão de Educação Superior Ltda); Itabuna (Instituto Educacional Santo Agostinho Ltda); Jacobina (AGES Empreendimentos Educacionais Ltda) e Juazeiro (IREP Sociedade de Ensino Superior, Medio e Fundamental Ltda). Feira de Santana, o maior e mais importante município da Bahia, depois da Capital, ficou fora desta seleção. É bom lembrar de que as três principais instituições particulares de Feira de Santana estão empenhadas há vários anos por este objetivo. Faltou poder político?

Confraria

Amanhã, mais um almoço da Confraria dos Gastrônomos e desta vez na churrascaria Los Pampas, capitaneado pelo presidente Clovis Barros Figueiredo. Deverá ser bastante concorrido, como sempre.

DEAM, 24 horas

Depois de inúmeros apelos da mídia feirense, mais precisamente desta coluna ao longo de vários anos, a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) em Feira de Santana passará a funcionar 24 horas. Estão chegando à unidade mais três delegados e mais seis investigadores. O objetivo é ampliar o atendimento à mulher, juntamente com a Ronda Maria da Penha, lançada recentemente no município. É uma reivindicação antiga das instituições que atuam em atenção à mulher que sofre de violência doméstica, especialmente nos finais de semana.

Atendimento regional

Os atendimentos no Hospital da Mulher prestados às pacientes vindas de outros municípios – pactuados ou não com Feira de Santana, chegam a 38% de toda a demanda. Neste período, foram prestados 19.264 atendimentos no setor da emergência com avaliação e mais 6.722 partos e curetagens, procedimentos que necessitam de internamento. Portanto, os atendimentos totalizam 25.986, sendo que deste universo 9.874 foram prestados a mulheres que não residem em Feira de Santana. Os números são relativos aos meses de janeiro a agosto, de acordo com a Fundação Hospitalar de Feira de Santana, que administra o hospital.

Governador, aqui

O governador Rui Costa inaugurou dias atrás, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Feira de Santana. Com investimento total de R$ 4,3 milhões, provenientes de recursos estaduais (R$ 2,4 milhões) e federais, o equipamento, localizada ao lado do Hospital Geral Cleriston Andrade (HGCA), terá capacidade de atender até 450 pacientes por dia. Rui também entregou o Centro de Reservação Norte, empreendimento construído pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), para assegurar maior regularidade no abastecimento de água na parte norte do município. O recebeu nesta cidade o deputado estadual Zé Neto, que é candidato à prefeito pelo PT.

Outras publicações

Coluna de Antônio José Larangeira de 12 de março de 2009 Professores com comprovado vínculo empregatício em universidades ou centros de pesquisa da Bahia que queiram fazer doutorado fora do estado podem soli...
Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 16 de novembro de 2010 Segurança e saúde No último dia 10  FETAG-BA, através da Delegacia Sindical de Feira de Santana, Recôncavo e Litoral Norte, numa parceria com a FUNDA...
Confira a coluna de Antônio Larangeira de 11 de fevereiro de 2010 Carnaval fecha Feira Apesar de não haver carnaval em Feira de Santana, porém como resultado do acordo firmado entre o Sindicato do Comercio e o Sindi...

Sobre o autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.