Coluna de Antônio José Larangeira de 07 de setembro de 2016

O presidente da FUNTITEC, Antônio Carlos Daltro Coelho, reconheceu a importância do Encontro das Academias, realizado no Parque do Saber.

O presidente da FUNTITEC, Antônio Carlos Daltro Coelho, reconheceu a importância do Encontro das Academias, realizado no Parque do Saber.

Aniversariou Rosa Adelia Carvalho Silva, que no flash está ao lado de Celia Christina Carvalho.

Aniversariou Rosa Adelia Carvalho Silva, que no flash está ao lado de Celia Christina Carvalho.

 Duas irmãs se despedindo: Sylvia Oliveira e Priscila Bahiense. Esta voltando a Londres.

Duas irmãs se despedindo: Sylvia Oliveira e Priscila Bahiense. Esta voltando a Londres.

Encontro das Academias

Contando com o apoio da Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicação e Cultura Egberto Costa (FUNTITEC), aconteceu no Museu Parque do Saber Dr. Dival da Silva Pitombo, na manhã de 2 último, o III Encontro das Academias de Feira de Santana. O evento reuniu membros da Academia de Letras e Artes, Academia Feirense de Letras, Academia de Educação, Academia de Medicina, Academia Regional de Letras Jurídicas, Academia de Ciências e Artes, bem como a comunidade feirense. O presidente da FUNTITEC, Antônio Carlos Daltro Coelho, reconheceu a importância do Encontro e por isso firmou o compromisso de contribuir de forma crescente para a realização dos próximos eventos.

Mais negros

A Bahia é o estado com mais candidatos autodeclarados negros para as próximas eleições, quando o estado registrou 5.721 (15,66%) postulantes, saindo em primeiro lugar no ranking nacional e em segundo lugar aparece o Rio de Janeiro, com 3.171 (14,35%). Feira de Santana com seis candidatos a sucessão municipal, apenas o professor Jhonatas Monteiro, o Rasta, se declarou como negro na inscrição no TRE.

Sem apoio

Este ano, a Expofeira, que está ocorrendo no Parque João Martins da Silva não contou com a ajuda financeira da Secretaria de Agricultura do Estado, que sempre participou do evento, mesmo com contribuições reduzidas, todavia manteve o apoio na infraestrutura do evento, mantendo a   cessão de baias tubulares, técnicos da área e segurança, através das polícias Militar e Civil e mais a Adab.

Nat de Rosa Adelia

Esteve completando idade nova, a senhora Rosa Adélia, figura querida da sociedade feirense. Comemorou o acontecimento ao lado do seu marido empresário Carlos Henrique Silva.

Mulheres à frente

A participação de mulheres como candidatas nas eleições municipais deste ano ficou em 32% na Bahia. Ao todo, 11.525 mulheres disputam cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador no estado. Já 68% do total de candidaturas são formadas por homens, com mais de 25 mil na disputa. De acordo com os dados do DivulgaCand desta segunda-feira (05/09), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) contabilizou 36.538 registros de candidatos. Desse total,178 (14,47%) mulheres concorrem às eleições majoritárias (prefeito) na Bahia. Na disputa para os cargos de vereador (eleições proporcionais), 11.140 (32,7%) são candidatas. Em contrapartida, as estatísticas revelam que o sexo feminino é maioria entre o eleitorado baiano. O percentual corresponde a 52%, somando 5.509.991 mulheres contra 5.053.946 homens, que representam 48% do eleitorado.

Outras publicações

Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 23 de junho de 2010 Ronaldo e Tarcizio festejam juntos Pela vez primeira os aniversários do ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho e do prefeito Tarcizio Pimenta , que são...
Coluna de Antônio José Larangeira de 12 de junho de 2013 Arraiá do comércio Através de parceria entre a Prefeitura Municipal de Feira de Santana e o SICOMFS, está sendo realizado desde ontem e que se prolon...
Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 19 de outubro de 2010 Dilma versus Serra A campanha entre os candidatos à presidente da República Dilma Roussef (PT) versus Jose Serra (PSDB) começou a esquentar   em Feir...

Sobre o autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.