Coluna de Antônio José Larangeira de 01 de setembro de 2016

Christiane Bahia e seu marido empresário Wilker Carneiro, socialmente.

Christiane Bahia e seu marido empresário Wilker Carneiro, socialmente.

O economista e palestrante Samy Dana é um dos nomes confirmados para a Semana Sebrae de Capacitação Empresarial em Itaberaba e Euclides da Cunha,hoje.

O economista e palestrante Samy Dana é um dos nomes confirmados para a Semana Sebrae de Capacitação Empresarial em Itaberaba e Euclides da Cunha,hoje.

 A expressiva artista plástica Linda Neves.

A expressiva artista plástica Linda Neves.

Feira, eficiência administrativa

Feira de Santana é o 12º município do país, entre as cidades com mais de 500 mil habitantes, no que diz respeito à eficiência administrativa. A avaliação consta no Ranking de Eficiência dos Municípios – Folha, divulgado no sábado passado, pelo jornal Folha de São Paulo, um dos mais respeitados do país. O índice 0,504 a coloca na 1.205º posição entre os 5.570 municípios brasileiros. Entre as grandes cidades, Feira está à frente de capitais como Curitiba e Recife. Na Bahia, Feira de Santana foi o melhor avaliado entre os grandes municípios – acima de 300 mil habitantes. Os municípios foram classificados como ineficiente, pouca eficiência, alguma eficiência e eficiente. Apenas 24% deles atingiram a escala da eficiência, que souberam usar os recursos disponíveis. O ranking destaca quem mais oferece aos seus habitantes serviços nas áreas da educação, saúde e saneamento básico gastando menos.

Tuneis

Feira de Santana é a única cidade do interior baiano possuir dentro do planejamento de tráfego e da mobilidade urbana tuneis em sua zona central. O primeiro foi aberto ao público desde quarta-feira entre as avenidas Maria Quitéria e Getulio Vargas e o segundo está em construção entre as avenidas Presidente Dutra e João Durval, ambos em construção pela Prefeitura de Feira de Santana Assim, o equipamento, faz parte das obras estruturantes para a implantação do BRT.

Comentarista global

O economista e palestrante Samy Dana é um dos nomes confirmados para a Semana Sebrae de Capacitação Empresarial nas cidades de Itaberaba e Euclides da Cunha, hoje, ontem em Itaberaba, ele irá apresentou a palestra “Tendências e Oportunidades de Negócios: O Que Muda com a Nova Economia do Brasil”, a partir das 19h, no espaço de eventos Algo Mais Buffet. Já em Euclides da Cunha, hoje, 1º, a partir das 19h, a apresentação do economista irá compor a programação do I Encontro de Líderes Empresariais da cidade e terá como tema “Perspectivas Econômicas Para o Brasil”. O encontro irá acontecer na Casa da Cultura local. Em suas palestras. Samy Dana é professor da Fundação Getúlio Vargas, comentarista do programa Conta Corrente, da Globo News, e do telejornal Hora Um, da TV Globo. É também colunista do Portal G1, da Época Negócios e da Rádio Globo. Possui mestrado em Economia e doutorado em Administração, além de ser Ph.D. em Business. Com mais de 15 anos de experiência em consultorias e apresentação de palestras, é também autor de vários livros ligados a finanças, economia e negócios, como “Seu Bolso”, “Em busca do Tesouro Direto” e “Finanças Femininas”.

Parada Gay

 Parada LGBT tomará conta das ruas de Feira de Santana no próximo dia 25 de setembro. A programação será iniciada às 13h no Palco da Diversidade Christy Helmayd – em homenagem ao colunista social que foi assassinado em 2015. O espaço será montado na Praça de Alimentação Gilson Pereira, na avenida Getúlio Vargas, onde haverá apresentações de artistas performáticos, drag queens, transformistas e grupos de dança.

Colóquio

A Faculdade Anísio Teixeira promoverá, entre os dias 19 e 21 de setembro, o V Colóquio de Comunicação. A quinta edição traz como tema central “Desafios e Novas Tendências para o Mercado de Trabalho” e discute o papel dos veículos de comunicação frente ao comportamento do público consumidor. O evento, organizado pelo colegiado do curso de Comunicação Social, será realizado no auditório Ernestina Silva Lima das 18h30 às 22h. A programação composta por palestras e mesas redondas reúne grandes nomes do jornalismo e da publicidade, incluindo egressos dos cursos de Comunicação da FAT. A primeira noite terá as palestras do jornalista e radialista Jefferson Beltrão (A Tarde FM), e do publicitário e professor Fábio Lopes (Sinopse Comunicação). No dia 13 participam da mesa redonda a jornalista Linda Bezzera (Correio), o publicitário Valdeir Uchôa (Filópequeno), e o jornalista e radialista Fernando Moreira (Rádio Sociedade AM).

Outras publicações

Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 21 de julho de 2009 A região sisaleira da Bahia acaba de dar um importante passo  em seu projeto de  fornecer à montadora Ford no Estado a fibra de sisal para ser emprega...
Confira coluna de Antônio José Larangeira de 10 de junho de 2010 As incursões politicas A primeira dama  de Feira de Santana, Gracinha Pimenta, iniciou incursões por cidades adjacentes de Feira de Santana.  Dias at...
Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 30 de dezembro de 2008 Mais uma vez, o arquiteto feirense Luiz Humberto Carvalho foi o escolhido pela promoter Lícia Fábio para dar o toque de baianidade, na ambientação do ...

Sobre o autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.