Centro Juvenil é tema de artigo em congresso internacional

Centro Juvenil é tema de artigo em congresso internacional.

Centro Juvenil é tema de artigo em congresso internacional.

Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura, desenvolvidos pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, foram tema de artigo apresentado no IV Congresso Internacional TIC e Educação, realizado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, em Portugal. O evento, que durou três dias e foi encerrado no sábado (10/09/2016), contou com a apresentação do artigo, “Subjetividade, educação desterritorializada e as TIC: um olhar sobre os Centros Juvenis de Ciência e Cultura”, desenvolvido pela professora e vice-diretora Elmara Pereira, da unidade de Vitória da Conquista.

“O artigo apresenta a proposta do Centro Juvenil analisando-a na perspectiva da educação desterritorializada e da produção de subjetividade autorreferente”, explicou a educadora. Ela continua dizendo que “o uso das tecnologias da informação e comunicação nos Centros configura-se como fator essencial para criar condições de desenvolvimento de uma cultura virtual, que supere o paradigma da transmissão de conhecimento e busque, com ações coletivas, caminhos para a produção de novos saberes”, analisou.

A professora também falou sobre a importância da experiência. “A participação no ticEDUCA representa a possibilidade de compartilhar conhecimentos sobre o uso das tecnologias na educação com a comunidade acadêmica do Brasil e de Portugal,” refletiu.

Congresso

O ticEDUCA constitui um espaço de partilha e de reflexão sobre a investigação desenvolvida no domínio das Tecnologias Digitais na Educação e destina-se a toda a comunidade acadêmica nacional e internacional – educadores, professores, formadores e estudantes de licenciatura, mestrado e doutorado.

Centros Juvenis

O Estado conta, atualmente, com Centros Juvenis em Salvador, Senhor do Bonfim, Itabuna, Barreiras e Vitória da Conquista, atendendo cerca de 11 mil estudantes, em 2016. As unidades são espaços dedicados à educação complementar, ao lazer criativo, à interação social, ao conhecimento tecnológico, à ciência e a tantas outras formas de saber que ultrapassam o conhecimento convencional, ampliando o acesso da juventude baiana às temáticas contemporâneas.

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