Uneb é homenageada pela Câmara Municipal de Salvador pelos 56 anos de trajetória

Sessão Solene da Câmara Municipal de Salvador presta homenagem à UNEB.

Sessão Solene da Câmara Municipal de Salvador presta homenagem à UNEB.

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb), a maior instituição pública de ensino superior multicampi das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, e mantida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, será homenageada pela Câmara Municipal de Salvador, nesta quarta-feira (10/08/2016), pelos seus 56 anos de história e 33 anos de institucionalização. A sessão especial acontece às 9h30, no plenário do Legislativo, no Centro Histórico da capital.

A comemoração foi requerida pela vereadora Vânia Galvão e celebra a trajetória da instituição, que está presente geograficamente em todas as regiões do estado, estruturada no sistema multicampi. A capilaridade de sua estrutura e abrangência de suas atividades está diretamente relacionada à missão social que desempenha. A Uneb possui 29 departamentos instalados em 24 campi – um sediado em Salvador, onde se localiza a administração central da instituição, e os demais distribuídos em 23 importantes municípios baianos de porte médio e grande.

Atualmente, a universidade disponibiliza mais de 150 opções de cursos e habilitações nas modalidades presencial e de educação a distância (EaD), nos níveis de graduação e pós-graduação, oferecidos nos 29 departamentos. O expressivo crescimento na oferta de cursos stricto sensu (mestrados e doutorados) nos últimos anos, em Salvador e outras cidades, promovendo a interiorização da pós-graduação pública, gratuita e de qualidade.

Além dos Campi, a Uneb está presente na quase totalidade dos 417 municípios do estado, por meio de programas e ações extensionistas em convênio com organizações públicas e privadas, que beneficiam milhões de cidadãos baianos, a maioria oriunda de segmentos social e economicamente desfavorecidos e excluídos.

Algumas das iniciativas que aproximam a universidade da sociedade são a alfabetização e capacitação de jovens e adultos em situação de risco social; educação em assentamentos da reforma agrária e em comunidades indígenas e quilombolas; projetos de inclusão e valorização voltados para pessoas deficientes, da terceira idade, GLBT, entre outros.

A instituição desenvolve também importantes pesquisas em todas as regiões em que atua. Alguns projetos trazem a marca da vanguarda acadêmica, a exemplo dos trabalhos nas áreas de robótica e de jogos eletrônicos pedagógicos, com os quais já conquistou premiações e o reconhecimento nacional e internacional. O corpo discente da instituição é estimulado a participar das pesquisas por meio de programas de iniciação científica e de concessão de bolsas de monitoria.

Outras publicações

Vestibular UNEB 2011 inscreve até esta quinta-feira Os candidatos que ainda não fizeram as inscrições para o Vestibular Uneb 2011 têm até esta quinta-feira (4/11/2010) para garantir a participação. As i...
Eunápolis: Comissão começar a ouvir testemunhas e vítimas no caso de assédio sexual na Uneb Alunos do Diretório Acadêmico 'Roda Viva', do curso de História da Uneb em Eunápolis, tem feito uma série de ações no Campus XVIII para alertar acerc...
UNEB atende pedido do movimento estudantil e adia provas do Vestibular 2013 A Reitoria da UNEB, atendendo pedido do movimento estudantil secundarista da rede pública estadual e do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da univ...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br