Turquia convoca embaixador alemão após ato pró-Erdogan

Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia.

Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia.

Após as autoridades alemãs proibirem a exibição de uma mensagem do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, durante uma manifestação na cidade de Colônia, o governo de Ancara convocou o representante diplomático alemão no país para consultas nesta segunda-feira (01/08/2016).

As autoridades diplomáticas de Berlim evitaram dar muita atenção ao caso. “Nas relações entre Estados é algo cotidiano, é normal que o representante de um Estado seja convocado pelo ministério das Relações Exteriores do país anfitrião. Não há nada excepcional”, declarou o porta-voz do ministério alemão de Relações Exteriores, Martin Schäfer.

Milhares de pessoas saíram às ruas de Colônia no último domingo (31), para denunciar o fracassado golpe de Estado realizado contra o governo de Erdogan no último dia 15. A Justiça local, no entanto, proibiu que mensagens de políticos turcos, entre eles Erdogan, fossem exibidas em um telão montado na cidade. A decisão não agradou representantes de Ancara.

Segundo eles, atitude foi contrária aos direitos de liberdade de expressão. Ao invés do vídeo, foi lida uma mensagem de Erdogan pelos organizadores.

Histórico

No dia 15 de julho, várias facções do Exército turco tentaram um golpe de Estado contra o governo de Erdogan. A tentativa foi fracassada e terminou com milhares de militares presos, centenas de mortos e de feridos.

Há temores de que a tentativa de golpe no país sirva como combustível para Erdogan acelerar seu processo de concentração de poder e de repressão a adversários. Seu grande objetivo é transformar a Turquia em uma república presidencialista — hoje ela é parlamentarista. Além disso, seu governo teocrático é acusado de perseguição e censura por muitos.

Outras publicações

Governo diz que derrotou tentativa de golpe e prendeu líderes na Turquia Ancara, capital da Turquia. Segunda cidade mais populosa do país. Istambul, Turquia. Cidade mais populosa do país. Cidade de Diyarbakir, no s...
Turquia suspende Convenção Europeia de Direitos Humanos Diyarbakir, no sudeste da Turquia. A Turquia decidiu suspender temporariamente a Convenção Europeia de Direitos Humanos, que inclui as liberdades fu...
Presidente Recep Tayyip Erdogan decreta estado de emergência por três meses na Turquia Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia. O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, anunciou nesta quarta-feira (20/07/2016) a decretação de...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br